
Após uma 50ª edição histórica do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco na Bahia, no ano passado, desta vez, a competição acontece em Maricá, no Rio de Janeiro. Ainda motivados pelos resultados e experiências de competir em casa, a delegação baiana viajou para o torneio com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Entre os 15 atletas que compõem a delegação baiana, estão nomes de destaque na modalidade, segundo a representante da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF) no Rio de Janeiro, Renata Barros. Exemplo disso, é Paulo Merlino e João Marques, que ficaram em 2º e 4º lugar respectivamente no brasileiro do ano passado na categoria barebow – com arco recurvo e sem apoio de mira.
Outros nomes que disputam este ano são Anderson Nascimento e Paulo Penna, membros da equipe masculina Arquearia Zeferina, que, no ano passado, ficou no 2º lugar no barebow por equipes. Já Renata disputa mais uma vez o torneio, após ter ficado em 3º lugar com o clube Asas na competição por equipes no ano passado.
Vale destacar também a promessa do tiro com arco da Bahia Emanoel de Assis. Ele alcançou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Base e Master deste ano na categoria barebow sub-15. Agora, o arqueiro vai testar suas habilidades no campeonato adulto.
Para Renata, mesmo com uma delegação menor que a do ano passado, ainda assim a expectativa de resultados é boa. “A competição ter acontecido aqui no ano passado incentivou o crescimento do tiro com arco na Bahia. Nossa expectativa é alta. Esperamos levar pelo menos umas duas medalhas”, conta.
Mas além dos resultados, a participação no campeonato nacional é vista como um incentivo para o desenvolvimento no esporte no estado. “Quando temos esse apoio da Sudesb, conseguimos trazer mais atletas e quando eles voltam é com o espírito de querer mais, de incentivar mais pessoas a participarem. Isso é muito positivo para o nosso esporte. Sem esse apoio não conseguiríamos levar tanta gente”, conta Renata. O torneio começou na última terça (23), e segue até sábado (27).