Destaques da Bahia no tiro com arco disputam 51º Campeonato Brasileiro da modalidade no Rio de Janeiro

Após uma 50ª edição histórica do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco na Bahia, no ano passado, desta vez, a competição acontece em Maricá, no Rio de Janeiro. Ainda motivados pelos resultados e experiências de competir em casa, a delegação baiana viajou para o torneio com apoio de transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Entre os 15 atletas que compõem a delegação baiana, estão nomes de destaque na modalidade, segundo a representante da Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF) no Rio de Janeiro, Renata Barros. Exemplo disso, é Paulo Merlino e João Marques, que ficaram em 2º e 4º lugar respectivamente no brasileiro do ano passado na categoria barebow – com arco recurvo e sem apoio de mira.

Outros nomes que disputam este ano são Anderson Nascimento e Paulo Penna, membros da equipe masculina Arquearia Zeferina, que, no ano passado, ficou no 2º lugar no barebow por equipes. Já Renata disputa mais uma vez o torneio, após ter ficado em 3º lugar com o clube Asas na competição por equipes no ano passado.

Vale destacar também a promessa do tiro com arco da Bahia Emanoel de Assis. Ele alcançou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Base e Master deste ano na categoria barebow sub-15. Agora, o arqueiro vai testar suas habilidades no campeonato adulto.

Para Renata, mesmo com uma delegação menor que a do ano passado, ainda assim a expectativa de resultados é boa. “A competição ter acontecido aqui no ano passado incentivou o crescimento do tiro com arco na Bahia. Nossa expectativa é alta. Esperamos levar pelo menos umas duas medalhas”, conta.

Mas além dos resultados, a participação no campeonato nacional é vista como um incentivo para o desenvolvimento no esporte no estado. “Quando temos esse apoio da Sudesb, conseguimos trazer mais atletas e quando eles voltam é com o espírito de querer mais, de incentivar mais pessoas a participarem. Isso é muito positivo para o nosso esporte. Sem esse apoio não conseguiríamos levar tanta gente”, conta Renata. O torneio começou na última terça (23), e segue até sábado (27).

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima