
A Secretaria Municipal de Saúde promove na próxima terça-feira (16), o Seminário do Dezembro Vermelho, no auditório da Unef, das 8h às 12h. O evento é voltado para profissionais de saúde e estudantes da área.
A iniciativa integra a programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e promoção do cuidado integral voltado às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O tema desta edição é “Reconhecendo Estigmas e Fortalecendo o Cuidado ao HIV”.
Realizado pelo Centro de Referência Municipal DST/HIV/Aids, o seminário pretende reforçar ações que promovam acolhimento, escuta qualificada e uma atenção em saúde mais humanizada.
A coordenadora do Centro de Referência, Vanessa Sampaio, destaca que ao longo de todo o mês as ações de prevenção foram intensificadas no município.
“O Dezembro Vermelho é um período dedicado à conscientização, à prevenção e à promoção do cuidado integral às pessoas que vivem com HIV/Aids. Este seminário tem como objetivo reforçar a importância do acolhimento e da escuta qualificada como práticas fundamentais no enfrentamento do estigma e na consolidação de uma atenção em saúde mais humana e resolutiva”.
Vanessa acrescenta o compromisso dos profissionais em acolher esse público.
“Fortalecer o cuidado é reafirmar o compromisso de cada profissional com uma atuação ética, empática e baseada em evidências, capaz de transformar realidades e promover dignidade”, afirma observando ainda que “o Dezembro Vermelho é, sobretudo, sobre abraçar vidas, acolher histórias e vencer o preconceito. Quando compreendemos as dificuldades enfrentadas por quem vive com HIV, conseguimos oferecer uma atenção verdadeiramente humana e transformadora”, afirma.
Programação
08h00 – Credenciamento
08h30 – Mesa de abertura
08h50 – Centro de Referência e Rede de Assistência ao HIV/Aids em Feira de Santana
Palestrante: Vanessa Marinho (Coordenadora do PMIST/HIV/Aids/HV)
09h30 – Prevenção Combinada
Palestrante: Dr. João Marcos Silva (Médico clínico do CRM IST/HIV/Aids/HV)
10h30 – Intervalo
10h50 – “Abraçar vidas, acolher histórias e vencer preconceitos”
Palestrante: Ms. Valterney de Oliveira Morais (Coordenador do curso de Enfermagem da UNIFAN / Doutorando em Saúde Coletiva – UEFS)
12h00 – Encerramento



