Com o tema “Prevenção e cuidado na construção do meu Projeto de Vida”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Modelo, realizou, nesta quinta-feira (12), uma mobilização voltada para crianças e adolescentes da Escola Municipal Conquista Criança, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria e do Centro de Convivência Conquista Criança.
A ação, que integra a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, aconteceu no Conquista Criança e reuniu os serviços das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo central foi fortalecer o vínculo dos adolescentes com a Atenção Primária em Saúde, oferecendo não apenas serviços clínicos, mas também ferramentas educativas para que os adolescentes façam escolhas seguras. A programação contou com vacinação contra HPV, vermifugação, saúde bucal e rodas de conversa sobre autocuidado e sexualidade responsável.
A iniciativa é fruto de uma rede de cuidados que envolve a USF Cidade Modelo, o Centro de Convivência e a Escola Conquista Criança, o Cras (Jardim Valéria) e o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca). A gerente do Conquista Criança, Irani Luz, explicou que o evento integra a programação que já realizada durante todo o ano.
- Irani
- Luciana
“Trabalhamos questões que impactam diretamente a vida do adolescente. A educação sexual e o debate sobre a gravidez precoce são fundamentais, pois uma gestação não planejada altera o projeto de vida desses jovens. Nosso serviço é complementar ao trabalho do Cras, focado em fortalecer vínculos familiares e comunitários através de temas socioeducativos”, explicou.
A estrutura do “Dia D” foi organizada em estações temáticas para garantir o atendimento integral. A médica da família da USF Cidade Modelo, Luciana Duarte, destacou a importância de levar a saúde para fora do consultório: “Estamos muito felizes com essa ação conjunta. Além das orientações da equipe multiprofissional, que inclui nutricionistas, psicólogos e educadores físicos, priorizamos a vacinação contra o HPV e a administração de albendazol (antiparasitário). O foco principal são os adolescentes em situação de vulnerabilidade, oferecendo escuta qualificada e cuidado efetivo”.
Para quem participou, o aprendizado foi claro. Alexia de Oliveira, de 13 anos, frequentadora do Cras Jardim Valéria, ressaltou como a informação ajuda a proteger o futuro. “É importante aprender sobre isso para aproveitar melhor as oportunidades da vida. Uma gravidez na adolescência pode fazer a gente sair da escola muito cedo e ter que cuidar de uma criança antes da hora”, comentou a estudante.
- Alexia
- Samuel
Samuel Ferraz, de 15 anos, que participa do Nuca, ressaltou a importância das campanhas para esclarecer sobre os cuidados com a saúde: “A gravidez na adolescência é muito frequente, por isso, é importante a campanha e todos os esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde, porque ainda existe muita falta de informação sobre este cuidados”.



























