
Neste domingo (21), celebra-se em todo o Brasil o Dia da Árvore, um dos principais símbolos da natureza e de importância fundamental para a vida dos demais seres vivos e de todo o planeta Terra. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), tem realizado diferentes ações para aumentar e preservar a arborização da cidade, garantindo melhor qualidade de vida para as pessoas e todas as formas de vida.
No ambiente urbano, os benefícios da presença de árvores podem ser sentidos de diferentes maneiras. Abrigo e refresco em dias de altas temperaturas, ar mais puro e momentos de contemplação e contato com a natureza oferecem um bom respiro para a rotina. Há também a proteção do solo contra a erosão, e de rios, córregos e lagos contra o assoreamento, entre muitos aspectos que também ajudam no enfrentamento às mudanças climáticas.
- Plantio de mudas…
- no bairro Guarani
- Plantio de mudas…
- no Loteamento Vila do Marquês
Secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos explica a importância das árvores na melhoria da qualidade de vida de uma cidade. “As árvores são a nossa melhor alternativa de diminuição da poluição, de regulação da temperatura, porque ela filtra o ar. Uma árvore com uma copa grande joga mais de 500 litros de água por dia na atmosfera, fora a fotossíntese que ela faz e que contribui com o oxigênio que a gente respira”.
Segundo Ana Cláudia, uma cidade arborizada oferece aos cidadãos mais proteção e prevenção a problemas de saúde. “A gente teve a época da pandemia de Covid, além de outras doenças que costumam aparecer, então uma cidade arborizada contribui positivamente para a recuperação da saúde das pessoas”.
As outras populações de seres vivos que coabitam o espaço das cidades com os seres humanos também se beneficiam do plantio e preservação de árvores. Uma grande parte da fauna utiliza as árvores como ponto de abrigo e segurança, além de conseguirem alimentos por meio dos frutos. “É importante plantar árvores nativas de cada região, porque elas resistem e dão o alimento necessário para os animais. Periquito, maritaca, animais pequenos, roedores que se abrigam nas árvores, como o saruê, todos dependem das árvores para sobreviver. A árvore é o ponto principal para a gente conseguir ter uma cidade saudável, com qualidade de vida e que seja mais resiliente”, afirma a secretária Ana Cláudia.
No mês de fevereiro, a Prefeitura Municipal lançou o programa Conquista Mais Verde, com o objetivo de realizar o plantio de árvores em áreas degradadas, em praças públicas e outros espaços do município sugeridos pela população. Desde então, já foram plantadas mais de 450 mudas de árvores em diferentes regiões do município, como nas avenidas Brumado e Filipinas, na Lagoa das Bateias e na área do Monumento do Cristo.
O Conquista Mais verde envolve não apenas o plantio, mas também a produção de mudas, realização de estudos e aquisição de insumos. De acordo com dados da Semma, desde o mês de março já foram produzidas 7,5 mil mudas de árvores, tanto no Horto Florestal quanto no Herbário Municipal. Além do plantio realizado pelas equipes da Secretaria, mais de 4 mil mudas já foram doadas para a população, que recebe orientação técnica sobre o plantio e manejo das mudas, além de indicar as espécies mais adequadas para cada local, seja em calçadas ou áreas rurais.
- Lançamento…
- do programa…
- Conquista Mais Verde…
- em fevereiro
Para a secretária Ana Cláudia, o projeto é uma forma de unir os esforços do poder público com a população para cidade por uma causa de interesse de todos. “O papel do Conquista Mais Verde é justamente fazer com que a população participe, porque a arborização é um papel de todos, não adianta esperar apenas o município para uma cidade ser verdadeiramente arborizada. Porque não é só fazer o plantio, existe o cuidado depois. Quando a comunidade abraça, temos muito mais chances do processo de plantio dar certo”.
Segundo Ana Cláudia, o primeiro ano do programa tem sido proveitoso para a aquisição de insumos, produção de mudas e organização das atividades. A previsão da Semma é que o Conquista Mais Verde realize o plantio de 3 mil mudas por ano a partir de 2026.
“A população pode contribuir adotando uma árvore ou um bosque, uma praça, onde ela possa estar ali ajudando na molhação, na fiscalização, ainda mais nesses períodos mais quentes, em que as mudas precisam de uma intensidade maior de irrigação”, conclui Ana Cláudia.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com o Projeto Conquista Mais Verde, o município de Vitória da Conquista reafirma o compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas que compõem a Agenda 2030 — um plano de ação global, composto por 17 objetivos e 169 metas, com o propósito de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente. Segundo a ONU, os objetivos e metas são integrados e indivisíveis, englobando os três aspectos do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os ODS contemplados pelo Conquista Mais Verde são: ODS3, que trata de saúde e bem-estar; ODS11, que trata sobre as cidades e comunidades sustentáveis, visando construir cidades mais adaptadas e resilientes ao clima e às diversas problemáticas atuais; ODS13, do combate às alterações climáticas; e o ODS15, que aborda a proteção da vida terrestre, com seus diferentes ecossistemas.