Dupla baiana de vôlei de praia conquista medalha de bronze no Jogos da Juventude

A Bahia conquistou mais uma medalha no Jogos da Juventude 2025, nesta sexta-feira (19). As baianas Samara Brandão e Suane Audir subiram no pódio da maior competição escolar do Brasil, junto as amazonenses em segundo lugar e as campeãs do estado da Paraíba. Alunas de colégio público de Cajazeiras, um dos maiores conglomerados urbanos da América Latina, a dupla se despediu de Brasília, sede da competição, neste sábado (20).

Com a vitória por dois sets a zero sobre as maranhenses Maelly Chaves e Nicolly Oliveira, Suane Aldir com 16 anos e Samara Brandão de 17 anos levaram a Bahia para a primeira divisão do Jogos da Juventude. Com isso, em 2026, a Bahia terá suas representantes na categoria principal da competição. Samara fez sua última participação neste ano, pois o limite máximo de idade da competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é de 17 anos.

A trajetória das baianas na competição foi de muita competência: ganharam as duas partidas da fase de grupos sem perder set; se classificaram às semifinais com uma vitória por dois sets a um contra a dupla do Pará; e na classificação para a final, perderam para as representantes do Amazonas.

Amigas dentro e fora da quadra, após a vitória na quadra de areia do Parque da Cidade, a dupla estava muito feliz com a medalha de bronze. “Vou levar uma medalhinha para a Bahia, algo que eu tanto queria. Não foi o ouro, mas foi uma medalha de bronze e eu tô muito feliz”, comenta Samara Brandão. Na cerimônia de premiação, as medalhas foram entregues pela medalhista olímpica de vôlei de praia, Ágtha Rippel, uma das embaixadoras dos Jogos da Juventude 2025 e ídola das baianas.

Alex Rufino, técnico das meninas, conta que o Colégio Estadual Edvaldo Brandão fomenta e potencializa seus talentos, oferecendo uma infraestrutura necessária para a prática e fazendo com que jovens almejem seguir a carreira esportiva, tendo inclusive exemplos baianos integrando Seleção Brasileira de Vôlei de Praia.

A Bahia foi representada por 54 estudante-atletas de águas abertas, basquete, futsal, triathlon, vôlei de praia e wrestling, com dez técnicos e quatro oficiais. Além do vôlei de praia, o wrestling também teve representante medalhista, Ana Carolina Almeida, 15 anos, foi medalha de bronze na última segunda-feira (15).

Nesta edição, a delegação baiana será representada por 191 pessoas, sendo 172 competidores, além de técnicos, dirigentes e jornalistas, que viajam em três grupos: o primeiro saiu de Salvador dia 09 de setembro, o segundo no domingo (14) e o terceiro e último desembarca na capital federal neste sábado (20), com embarques saindo dos aeroportos de Ilhéus, Petrolina, Porto Seguro e Salvador. As passagens aéreas e uniformes da deleção do estado são concedidas pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A competição nacional organizada pelo COB está sendo realizada em 33 instalações esportivas (13 instalações simultâneas e 16 locais de competição), com cerca de 4.700 jovens atletas de todo o país. Ao todo, 20 modalidades serão disputadas até 25 de setembro, com a transmissão pelo canal do Time Brasil no Youtube e no Tik Tok Time Brasil.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima