
No ano passado, o Departamento de Limpeza Pública de Feira de Santana recolheu e deu a destinação final correta, 450,5 toneladas de pneus usados e de carcaças de automóveis e caminhões.
O trabalho realizado pelo DLP, órgão da Secretaria de Serviços Públicos, tem duplo objetivo: evitar impactos ambientais e prevenir a reprodução do mosquito aedes aegypti.
A decomposição de um pneu na natureza, dizem especialistas, demora 800 anos. Os produtos são encaminhados para empresas que fazem usos diversos, como combustível ou a fabricação de artesanatos.
Um pneu exposto a chuva se torna o ambiente ideal para a reprodução do inseto que transmite os vírus da dengue, zika e Chikungunya. A temperatura interna e a água acumuladas das chuvas são ambientes adequadas para a postura de ovos e o consequente nascimento de novos indivíduos.
Os pneus são retirados diretamente das ruas, nas revendedoras do produto ou em borracharias, onde devem ser cobertor com uma lona para evitar o acúmulo de água. O serviço pode ser pedido pelo telefone 156.





