
O governador Jerônimo Rodrigues esteve em Brumado, no Sudoeste baiano, nesta segunda-feira (16), para cumprir uma agenda de entregas e investimentos estratégicos na área da saúde e prestigiar o Carnaval no município. As ações, realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesab), somam R$ 3,36 milhões no município.
A inauguração da nova sede do Núcleo Regional de Saúde de Brumado teve um investimento total de R$ 2,36 milhões. A nova estrutura vai garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais eficiência na organização dos serviços que atendem municípios da região.
O governador ressaltou que os investimentos fazem parte de uma política contínua de fortalecimento do SUS na Bahia. “Estamos ampliando estruturas, entregando equipamentos e garantindo que a saúde chegue com mais qualidade à população, tanto no dia a dia quanto em períodos de grande mobilização, como o Carnaval do interior”, destacou.
Também foram entregues uma ambulância e equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, a exemplo de aparelhos de raio-X móvel e de anestesia, berço aquecido, ventilador pulmonar e incubadora de cuidado intensivo neonatal, reforçando o atendimento de urgência, emergência e cuidados neonatais.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou que as entregas têm impacto direto na assistência. “A nova sede do Núcleo Regional vai atender 13 municípios dessa região, fortalecendo a rede, qualificando o cuidado e trazendo a saúde mais próxima para dar resultado rápido à população”, afirmou.
Saúde presente no Carnaval do interior
Além de garantir a segurança, pontos de hidratação e atrações culturais, o Governo do Estado garantiu um stand de testagem rápida no circuito do Carnaval, ao lado do Mercado das Artes, evidenciando o cuidado com a população durante a festa. O governador visitou o posto, que funciona até esta terça-feira (17), das 16h às 3h, realizando testes para HIV, sífilis e hepatites B e C, com capacidade operacional de até mil testes por dia.
Além da testagem, o espaço oferece orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes, além de acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Nos dois primeiros dias de ação, já foram realizados mais de 3,6 mil testes, com 51 resultados positivos para sífilis e nenhum para HIV ou hepatite. Para sífilis, há tratamento imediato no próprio stand.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA





