
Para possibilitar a aquisição de novos cavalos e a contratação de fisioterapeutas, emendas impositivas foram destinadas, no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026, à ampliação do serviço de equoterapia em Feira de Santana. A iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT), que ao discursar na Câmara Municipal, destacou a importância da atividade para a reabilitação de pessoas com deficiência, especialmente na infância.
Segundo o parlamentar, no município a equoterapia é realizada pela Polícia Militar (PM), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Cromossomos 21. Ele explica que o método utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para promover o desenvolvimento físico, psicossocial e cognitivo, de forma interdisciplinar. “Os resultados podem ser vistos em crianças com deficiência que, antes, não conseguiam sequer se manter sentadas e hoje conseguem andar e já não vivem mais isoladas”, afirmou.
Apesar da relevância do serviço, o método medicinal ainda precisa de maior apoio para alcançar um número mais amplo de beneficiários, avalia Silvio Dias. Neste sentido, o vereador anunciou que irá protocolar um Projeto de Lei para a criação do Núcleo Municipal de Equoterapia, com o objetivo de fortalecer e expandir a oferta da atividade em Feira de Santana.
Foto: Arnaldo Alves / Agência Estadual de Notícias do Paraná
Fonte: Câmara de Feira de Santana


