Emoção e reconhecimento: Nova comendadora renova compromisso de acolher pessoas

Servir, empreender e transformar vidas. Foi a partir desse tripé que a fisioterapeuta Erika Samile de Carvalho Costa construiu não somente uma trajetória profissional inspiradora, mas uma verdadeira missão de vida: acolher as pessoas. Essa dedicação, misturada à competência, seriedade e dedicação, a fez merecedora da Comenda Maria Quitéria, a maior honraria concedida pela Câmara Municipal, conforme justificou o autor e presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União), na noite desta quarta-feira (10).

Formada em Fisioterapia e Biomedicina e atualmente graduanda em Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, Erika Samile iniciou sua caminhada empreendedora há mais de 20 anos, quando fundou a Clínica FisioSaúde. “Hoje, a clínica é referência em diversas especialidades, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição e atendimento médico, consolidando-se como um centro de cuidado integral para toda a família”, destacou Marcos Lima.

A sensibilidade da profissional de saúde levou a outros projetos, a exemplo da NeuroInfância, clínica referência no acolhimento e desenvolvimento de crianças, em especial aquelas com Transtorno do Espectro Autista, e a NeuroEducar, iniciativa que une pedagogia diferenciada e terapias integradas, acolhendo crianças típicas e atípicas, bem como suas famílias. São seis clínicas e uma escola no grupo que Erika Samile lidera, “todas reconhecidas pela excelência dos serviços prestados, qualificação dos profissionais e, principalmente, compromisso humano”, conforme o vereador.

História de força e compromisso

Erika Samile, que foi homenageada ainda por meio de um vídeo exibido durante a sessão e recebeu flores da esposa do presidente do Legislativo, Daniela Lima, fez um pronunciamento emocionado. Gratidão foi o ponto alto das declarações da comendadora. Receber a honraria, para ela, é difícil de traduzir com palavras. Pela própria história de força de compromisso da heroína Maria Quitéria, que dá nome à Comenda, um símbolo que inspira. “Assim como ela, eu também vim de batalhas”, disse.

Feirense de nascimento, Erika falou de desafios ao longo de sal trajetória, que começou na docência e chegou ao empreendedorismo, destacando a importância da dedicação dos funcionários altamente qualificados. “Este momento reforça o compromisso de continuar no propósito de transformar vidas, cuidar e contribuir para um mundo mais humano”, afirmou. “Houve muitos tropeços, mas também muitas certezas, a principal delas, de que Feira de Santana era a minha escolha para exercer a missão de cuidar de vidas”, frisou.

“Construí pontes e criei espaços de acolhimento. Muito mais do que estruturas, construí sonhos. E este é o legado que eu deixo para Feira de Santana”. O agradecimento maior foi para Deus, “a ele, toda honra e toda glória”, e a cada criança que a ensinou que o mundo pode ser melhor. “Aprendi desde cedo que o conhecimento é a ferramenta mais forte para mudar realidades”, destacou a profissional, que tem consciência de que não fez nada sozinha. Ela definiu que não são conquistas individuais, mas coletivas e renovou seu compromisso com a cidade e todas as pessoas que fazem parte de sua história, agora mais fortalecida.

A Sessão Solene, que lotou o plenário e a galeria da Casa da Cidadania com a presença de familiares e amigos da homenageada, além de colaboradores dos projetos, foi conduzida pelo presidente Marcos Lima, que compôs a mesa da solenidade ao lado da homenageada e seus dois filhos, Flávio da Costa Cabral e Bruno Cunha Teles; Valdenice Gonçalves, subsecretária municipal de Saúde, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; e Guga Leal, Procurador Geral do Município.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima