
“Estou emocionado porque esse homenageado merece todas as palmas possíveis por se tratar de uma pessoa humana, por sua trajetória e, ainda, por suas múltiplas formações: Direito, Teologia, Administração Eclesiástica e Filosofia. Sem falar que é presidente do Ministério Profético “Resgatando Famílias”, com atuação em diversos bairros de Feira de Santana”. A fala é do vereador Luiz da Feira (PP), ao falar sobre Roque Pedro de Brito Júnior, a quem ele concedeu, na noite desta segunda-feira (24), na Câmara Municipal, a Comenda Maria Quitéria, mais alta honraria da Casa.
Ao longo de sua trajetória, relata Luiz da Feira, o homenageado, que nasceu no distrito de Tiquaruçu, guarda diversas memórias. Por exemplo, aos 15 anos, iniciou sua jornada no serviço público, atuando como alfabetizador de adultos. No ensino médio, destacou-se como orador e defensor dos direitos estudantis. Depois, foi aprovado em primeiro lugar num concurso municipal. Serviu às Forças Armadas, onde alcançou a
patente de 3º Sargento, e também já atuou como perito em armamentos, bem como participou da equipe de segurança durante a visita do Papa à Bahia ( João Paulo II, em julho de 1980).
Luiz da Feira disse que Pastor Júnior, como é conhecido, “gosta de cuidar de gente”. Chegou ao Feiraguay em 1995, onde iniciou suas atividades comercializando sombrinhas ao lado de
seu irmão Jeremias. Atualmente é proprietário da empresa Júnior Import. Também, em sua trajetória, consta que o homenageado participou da primeira diretoria da AVAMFS (Associação dos Vendedores Ambulantes do Município de Feira de Santana), exercendo o cargo de 1º secretário em 06/05/2003.
“Ele teve papel fundamental nesta associação ao presidir a Junta Interventiva no período de 11/05/2014 a 06/08/2014, e por ter atuado como 1º secretário da AVAMFS de 07/08/2014 a 05/08/2018, e como membro do Conselho Fiscal no biênio 2018/2019. Pastor Júnior também implantou melhorias administrativas que fortaleceram a imagem e a organização do nosso Feiraguay, e só posso agradecer a luta deste homem por nossa cidade e por nossa família dos camelôs. Gratidão a todos e ao meu Pastor”, acrescentou.
Pastor Júnior, em sua fala, se disse muito grato a Deus por estar presente na Câmara na noite desta segunda-feira. “Minha palavra de hoje é só uma: gratidão. Onde eu fui gerado, nasci e fui criado, poucas esperanças se tinham de chegar a um lugar como esse, muito menos de ser condecorado com a maior honraria que Feira de Santana pode dar a um cidadão. Agradeço também a todos os membros da minha família e a todos os meus companheiros de infância em Tiquaruçu. Um homem de alma nobre não pode esquecer de onde saiu”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima, também discursou nesta noite sobre o homenageado. “Fui taxista no Feiraguay, há muitos anos, e foi lá onde eu conheci Júnior. Eu também, nessa época, trabalhava pra ele, que confiava em mim para ir ao banco fazer depósitos. Mesmo sem ter muito, ele já tinha um grande coração naquela época. Então você é mais do que merecedor, Júnior, por estar aqui nesta noite, especialmente com esta Casa cheia. Isso mostra o carinho que as pessoas têm por você”, declarou.
A homenagem foi feita após aprovação de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador proponente da sessão, em concordância com seus colegas parlamentares. Compuseram a Mesa de Honra, ao lado do vereador propositor da sessão solene desta noite e do homenageado, o presidente da Casa, vereador Marcos Lima; Nilda Vilas Boas Brito, esposa do homenageado, e Júlia Araújo de Brito, mãe do homenageado.
O Coronel Michel Müller, do Comando de Policiamento Regional Leste (PMBA) Feira de Santana (CPR-L), foi representado na sessão pelo capitão Alenilson. Estiveram presentes também na galeria da Casa diversos pastores, familiares, conterrâneos do homenageado do distrito de Tiquaruçu, além de amigos do Feiraguay e de outras entidades da qual Pastor Júnior faz parte.
Fonte: Câmara de Feira de Santana



