Encerramento do Ciclo do Orçamento Participativo 2025 certifica delegados e conselheiros

A Prefeitura de Alagoinhas realizou, na noite de quarta-feira, 10, o encerramento do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2025, um momento de celebração e reconhecimento do compromisso da gestão municipal com a democracia participativa. Realizado no auditório da Pastoral do Menor, o encontro reuniu representantes do Governo Municipal, delegados(as), conselheiros(as) e a comunidade para apresentar os resultados do processo e reforçar o protagonismo social na construção das políticas públicas de Alagoinhas.

Durante o evento, foram entregues os certificados aos 61 delegados e conselheiros que concluíram o curso de formação promovido pela Superintendência de Participação Popular (SPP). O curso abordou temas como administração pública, orçamento e finanças, preparando os representantes das regionais para acompanhar e fiscalizar as ações definidas no ciclo do OP.

Sobre o curso de formação, superintendente de Participação Popular, Tárcio Mota, afirmou que se trata de uma estratégia para qualificar o trabalho dos delegados e conselheiros. “A decisão de oferecer a formação foi para possibilitar que quem foi eleito delegado e conselheiro, portanto responsável por fiscalizar a implementação dos programas e obras do OP, tivesse preparo técnico. Trabalhamos numa perspectiva de letramento cidadão. Encerramos hoje o ciclo depois de percorrer as regiões, realizar plenárias temáticas, definir prioridades, eleger delegados, formar o fórum e criar esta escola de formação”, disse.

A agricultora Vilma dos Santos, delegada do Orçamento Participativo representante da região de Narandiba e moradora do Pindobal, estava pronta para receber seu certificado e avaliou o curso como transformador. “Foi muito interessante. Ganhei muito conhecimento, porque aprendi coisas que eu não tinha tido contato antes. Pudemos entender um pouco como funciona a gestão pública. Eu já espero ver, em breve, na minha comunidade, os resultados positivos dessa nossa atuação”, disse.

Para Gilberto Borges, agricultor e delegado da região de Riacho da Guia, o aprendizado foi fundamental para a atuação no processo.

“Eu achei muito importante, porque a gente adquire conhecimentos de como proceder, de como atuar como delegado mesmo. Essa formação foi fundamental”, declarou.

No encontro, Tárcio apresentou o Plano de Investimentos para 2026, elaborado a partir das prioridades eleitas nas plenárias regionais do Orçamento Participativo.

Gustavo Carmo destacou a satisfação em retomar o Orçamento Participativo em Alagoinhas e reforçou o compromisso da gestão com o diálogo aberto e a participação direta da população. “Estamos muito felizes em devolver à cidade um instrumento que fortalece a democracia, aproxima o governo das pessoas e garante que as decisões sobre o futuro de Alagoinhas sejam construídas junto com quem vive o dia a dia da nossa cidade. Retomar o Orçamento Participativo é reafirmar o compromisso que assumimos com a transparência, com a escuta e com o avanço de políticas públicas que nascem das prioridades reais da população”, afirmou.

“Quando olhamos para tudo o que vivemos desde o início de cada etapa, vemos que formamos um verdadeiro exército de cidadania, cujo objetivo é servir ao município. E não é servir de forma hierarquicamente submetida, mas servir com criticidade, aprendendo como contribuir, ajudar e criticar o processo. A sensação hoje é de dever cumprido e compromisso realizado”, declarou o vice-prefeito Luciano Sérgio, ao fazer uma retrospectiva do processo e apontar o engajamento popular ao longo do ciclo.

No encerramento, houve ainda a assinatura do Termo de Intenções entre os governos municipal e federal para a construção conjunta de uma Política de Participação Social em Alagoinhas, etapa que antecede a formalização de um acordo de cooperação técnica. A assinatura foi formalizada pelo prefeito Gustavo Carmo e por Junior Caroé, coordenador nacional de Planejamento e Orçamento Participativo da Secretaria-Geral da Presidência, representando o Governo Federal.

“Quando gestores e gestoras têm esse olhar diferenciado e tomam essa decisão política, eles permitem que a população chegue mais perto. Criando canais para que essa voz seja potencializada, a administração pública acerta muito mais com o dinheiro que é de todo mundo. Parabenizo Alagoinhas por essa decisão correta, ética, de colocar o cidadão no centro das decisões. Que a prefeitura siga caminhando lado a lado com o que nasce na cabeça e no coração do povo”, afirmou Caroé.

 

 

Fonte: Prefeitura de Alagoinhas

#ALAGOINHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima