Encontro de Saúde Mental reúne servidores e promove reflexão sobre bem-estar

O auditório da Secretaria de Governo ficou lotado na tarde da última quinta-feira (25) para o Encontro de Saúde Mental do Servidor Ativo do Município, promovido pelo Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), em parceria com a Secretaria da Administração (Secad) e o Supera. O evento teve como objetivo conscientizar os servidores sobre a importância do cuidado com a saúde mental e apresentar estratégias para melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

A mesa de abertura foi composta pela diretora Cleide Morais, representando a Secad, pela diretora-superintendente do ISSM, Dulce Nazaré, e pela vice-prefeita Pastora Déa Santos.

“É um tema bastante importante. A gente precisa cuidar da nossa saúde mental e ter ferramentas suficientes para lidar com os desafios do dia a dia. Queremos chegar à aposentadoria com saúde para aproveitar essa fase da vida de forma plena, física e mentalmente. O ISSM está junto com a Administração para fortalecer políticas públicas de saúde para os servidores efetivos”, afirmou a superintendente.

Em seguida, a vice-prefeita Pastora Déa saudou os presentes e compartilhou sua experiência pessoal com o adoecimento mental em sua família. “É fundamental que estejamos atentos aos sinais de sofrimento psíquico. A depressão é uma questão séria e precisa ser encarada com responsabilidade”, alertou.

A programação contou com palestra da psicoterapeuta e coordenadora de pagamento de pessoal, Patrícia Cunha, que abordou a saúde mental como um estado de completo bem-estar e apresentou estratégias de autocuidado, como evitar cobranças excessivas. Na sequência, o especialista em avaliação psicológica e estimulação cognitiva, Daniel Menezes, falou sobre inteligência emocional, ressaltou a relação entre saúde do cérebro e saúde mental, e conduziu exercícios práticos de concentração, foco e atividades neuróbicas com os participantes.

O evento também foi um espaço para troca de experiências entre os servidores. “É muito importante cuidar da saúde mental. Ao longo dos anos, passamos por diversos processos de adoecimento decorrentes do trabalho, especialmente após a pandemia. Ações como esta precisam se tornar políticas públicas permanentes do município”, afirmou Neide Filha, gestora de políticas públicas da Secretaria de Saúde (Sesau).

“Achei excelente, principalmente na minha idade, já que estou preocupado em viver com plenitude após a aposentadoria. Questões de memória e saúde mental precisam ser olhadas com atenção”, comentou o auditor fiscal Aloisio Alves.

Para Josélia Moitinho, da Junta Médica, “ações como essa podem ajudar na prevenção de adoecimento mental, pois incentivam o olhar para si mesmo e para os colegas ao redor”.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima