
A capital baiana amanheceu tomada por cores, sotaques e uma energia contagiante com a abertura do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Bahia, nesta terça-feira (9). Nos corredores da Arena Fonte Nova, é possível perceber o entusiasmo dos 10 mil estudantes que irão apresentar, ao longo dos três dias de evento, projetos, pesquisas, performances e produções construídas ao longo do ano letivo, uma diversidade que revela a potência da educação baiana.
Nas primeiras horas da manhã, a movimentação já mostrava o espírito do Encontro. Equipes arrumando figurinos, grupos testando equipamentos, professores organizando materiais e estudantes reencontrando colegas de edições anteriores, como o estudante Felipe Santos Silva, 17 anos, da 3ª série do Colégio Estadual de Tempo Integral Anísio Loureiro, localizado no distrito de São João do Panelinha, em Camacã, pertencente ao NTE 05, que está participando do Encontro pela terceira vez, sendo que neste ano ele veio como jovem criador de conteúdo.
“Minha animação para esses três dias está lá em cima, porque toda vez que eu venho aqui é como se fosse a primeira vez, sempre acontece algo mágico. Acredito que serão dias maravilhosos, capazes de fazer meus olhos brilharem como quando pisei na Arena Fonte Nova pela primeira vez”, explicou
Além dos reencontros, o evento também é espaço para estreias. É o caso da estudante Carine Carmo dos Santos, 18 anos, 3ª série do Colégio Estadual de Tempo Integral José Vicente Leal, localizado em Araçás, que vai apresentar a dança “Uma por todas e todas por uma”, com o grupo de dança do Colégio. “Eu estava muito ansiosa para vir, é minha primeira vez e justamente no meu último ano, então isso é muito importante para mim. Estou muito feliz e nervosa pela apresentação no último dia, e curiosa para conhecer tudo, ver as outras atividades e aproveitar esse mundo novo”, ressaltou.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o primeiro dia sintetiza o espírito do Encontro. “ Sempre emociona ver estudantes de tantos lugares reunidos aqui, compartilhando o que produziram ao longo do ano, mostrando a potência da nossa juventude e o papel transformador da educação pública. Este evento é uma celebração da criatividade, do esforço e das histórias que dão vida à nossa Rede”.
Programação do encontro
A programação do evento reúne 651 projetos científicos, 216 obras artísticas, produções digitais elaboradas por jovens influenciadores, podcasts e reportagens das Agências de Notícias da Rede Estadual, além de oficinas, painéis e vivências distribuídas pelos sete espaços do evento: Espaço Maker, Espaço Educar, Espaço Ciência, Espaço Arte, Espaço Jovem, Espaço Tecnologia e Espaço Juventudes.
A programação segue até quinta-feira (11), transformando a Arena Fonte Nova em um grande espaço de troca, convivência e valorização das múltiplas formas de aprender presentes na Rede Estadual. O Encontro Estudantil é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tem o patrocínio do Bahia Turismo.




