Equipe de Educação em Saúde de Controle de Endemias alcança mais de 59 mil pessoas em 2025

🔗 Clique para ver a foto original

Sala de espera de unidade de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Educação e Saúde do Centro de Controle de Endemias, apresentou o balanço consolidado das ações educativas realizadas ao longo de 2025. Com um trabalho intensivo de mobilização social, a equipe superou a marca de 59.400 pessoas impactadas em diversas frentes de atuação no município.

Ao todo, foram realizadas 2.317 ações estratégicas, que incluíram palestras, oficinas e atividades lúdicas. O cronograma percorreu 766 locais visitados, entre escolas públicas e particulares, unidades de saúde, igrejas, associações de bairro e reuniões de conselhos comunitários. As ações contribuíram para a queda no número de casos de dengue no município, que registrou em 2025 mais de 2.747 casos prováveis de dengue, já em 2024 o número foi superior a 90% do total de 2025, sendo registrados 38.550 casos prováveis de dengue.

O principal objetivo do setor é o combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya), mas o escopo de atuação é amplo. A equipe também atua na conscientização sobre doenças negligenciadas, como esquistossomose, doença de Chagas, leishmanioses e a vigilância contra acidentes por escorpiões.

Para Ivanete Soares, responsável pelo setor de Educação e Saúde do Controle de Endemias, o balanço de 2025 reafirma que a prevenção é o caminho mais eficaz para a saúde pública. “Trabalhamos o ano inteiro com essa prevenção, que é de suma importância para a mudança de comportamento da população. Batemos na tecla do autocuidado para que as pessoas não adoeçam. Como diziam nossos avós: prevenir é melhor que remediar”, destaca Ivanete.

Um dos pilares do sucesso em 2025 foi o trabalho direcionado ao público escolar. A estratégia visa formar cidadãos mais conscientes e multiplicadores de informações dentro de suas casas. “A criança absorve mais o aprendizado, leva isso consigo e está sendo educada para o futuro. Educar as crianças para que aprendam a prevenir doenças é o caminho principal. Se isso tivesse sido feito com a mesma intensidade lá atrás, teríamos adultos mais conscientes hoje”, afirma  Ivanete.

Mesmo com o recesso escolar, a equipe de Educação em Saúde não interrompeu as atividades, mantendo as ações em outros espaços de recepção de público. O cronograma para este ano já está definido: as atividades nas instituições de ensino serão retomadas oficialmente no dia 2 de fevereiro de 2026, junto com início do calendário letivo.

Resumo do Ano (2025)

  • Público Presente: 59.413 pessoas
  • Ações Realizadas: 2.317
  • Locais/Visitas: 766
  • Principais Agravos: Dengue, Zika, Chikungunya, Chagas, Leishmanioses e Escorpionismo.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima