
Autarquia de Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE
Autarquia de Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE
Com 0 apoio da Guarda Civil Municipal, que esteve presente durante a operação, as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro conseguiram retirar, em menos de três horas de serviço, mais de cinco mil metros de mangueira de irrigação utilizadas nas ligações clandestinas.
A ação, que faz parte da Operação “Caça Gato”, aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) em uma área localizada atrás do Residencial Praia do Rodeadouro. Durante a fiscalização, foram detectadas diversas mangueiras e tubos expostos, desviando água da rede de abastecimento para casas e pequenas chácaras.
A Operação “Caça Gato” faz parte do planejamento da gestão do SAAE visando combater a clandestinidade e melhorar a distribuição de água nas áreas mais críticas. “Desde o início do ano estamos monitorando essa situação, pois sabemos que as ligações clandestinas interferem no abastecimento de diversos bairros da cidade. São quilômetros de ramais irregulares que reduzem a pressão na rede deixando sem água quem está cadastrado no sistema e pagando suas contas regularmente. Vamos continuar com essa ação na sede e no interior do município para acabar com essa prática ilegal”, pontua Fabiana de Possídio, diretora-presidenta do SAAE.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, a prática de ligações clandestinas, fraudes em hidrômetros e outros métodos para subtrair água, além de afetar o fornecimento para a comunidade, causa prejuízos financeiros à concessionária e é passível de multas administrativas, podendo responsabilizar o morador do imóvel. O “furto de água”, comumente chamado de “gato”, é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, resultando em pena de reclusão de 1 a 4 anos e aplicação de multas.