Escola municipal em Tancredo Neves promove Feira da Família para fortalecer vínculo com a comunidade

Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS

A Escola Municipal 22 de Abril, localizada no bairro de Tancredo Neves, promoveu nesta sexta-feira (12) a Feira da Família, uma iniciativa que busca fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar e as famílias, promovendo convivência, acolhimento e acesso a diferentes serviços. A programação incluiu oficinas de culinária, beleza e artesanato, além de atendimentos de saúde, como vacinação, aferição de pressão e pesagem. A escola também contou com a presença do Conselho Tutelar, que orientou e esclareceu dúvidas das famílias.

A diretora geral da instituição, Débora Belém, explicou que a ideia da feira é trazer a comunidade para o ambiente escolar. “A gente pode ajudar, sabendo que faz muita diferença na vida deles. Ficamos muito felizes em saber que a comunidade está dentro do espaço escolar, que é de todos, não só das crianças e dos alunos”, afirmou a diretora.

Aos 73 anos, a aposentada Anfrísia Leal aproveitou para levar seus conhecimentos para a oficina de sequilhos, ensinando a fazer docinhos com coco, geléia de cacau e goiabada. “Para mim, é importante trazer um pouco do que conheço, apresentar um novo ofício. Eles são adolescentes, querem ter um dinheirinho. Como eu ensinei a meus filhos, que levavam um docinho para a escola e vendiam, agora ensino para outras pessoas. Também já ensinei a fazer sabão, todo ano eu participo”, contou. 

Aos 11 anos de idade, Alana Farias aproveitou a oficina de sequilhos com as colegas de turma e sua mãe, Silene. Aluna do quinto ano, ela estava animada com a atividade promovida pela escola e a oportunidade de passar mais tempo com a mãe. “É um tempo para nós duas ficarmos juntas. Tem gente que a mãe trabalha o dia todo, e hoje pode ter um tempinho com ela. Estou me sentindo feliz e maravilhosa”, relatou. 

Aluno do terceiro ano, Enzo Gabriel, de 10 anos, acompanhou a oficina de brincos e artes natalinas, em parceria com os agentes do empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Acompanhado da avó, Jaciene dos Santos, de 51 anos, Enzo contou que costuma auxiliá-la na confecção de itens em casa. “Acho muito interessante. Sempre faço artes com ela, gosto de ajudar na confecção de mochilas e estojos, coisas assim, acho muito massa”, afirmou o estudante.

“Sou eu quem trago ele para a escola. Vi quando a diretora postou no grupo sobre a feira e me organizei. Eu sempre gostei de artesanato, inclusive, quando tem algum evento, festa da família ou aniversário, eu me candidato a fazer as lembrancinhas. Estou gostando muito da oficina, o conteúdo é interessante e ajuda a complementar a renda”, acrescentou Jaciene.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/feira-da-familia/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima