
Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC
A Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri encerrou as atividades do Mês da Consciência Negra, neste sábado (29), com a realização da 3ª Feira Black. A ação reuniu estudantes e professores em torno da valorização da cultura africana e de suas contribuições para a formação do povo brasileiro.
A iniciativa marcou o ponto alto do projeto “África de Todas as Cores”, desenvolvido ao longo do mês de novembro, com atividades voltadas para o reconhecimento da diversidade e da identidade afro-brasileira. “Por meio de oficinas em sala de aula, os alunos aprenderam e vivenciaram um pouco mais sobre essa herança cultural tão significativa. Exploramos como a África influenciou nosso vocabulário, culinária, arte, dança e sabores”, contou a coordenadora pedagógica, Gerlane Fernandes.
Durante a feira, os estudantes encontraram adereços, brinquedos, comidas e ainda puderam trançar os cabelos. “Eu gosto muito da Feira Black. Participei de todas. Mas antes da feira nós participamos das oficinas e aprendemos a fazer os peões, as bonecas abayomi, pulseiras e o Kabuletê, que é um instrumento africano. E isso tudo foi muito bom porque nós pesquisamos e aprendemos mais sobre a África”, disse a estudante Maria Alice Ramos, aluna do 5º ano.
Na Feira, a Escola também colocou em prática o projeto Financinha. No Banco Central da Estação, os estudantes puderam fazer a troca do real pelos ‘trilhos’, moeda da própria escola. Com o dinheiro, os alunos adquiriram os produtos comercializados na Feira.




