Estudantes da rede estadual apresentam projetos de ciências e tecnologia em feira na Colômbia

Um grupo de 12 estudantes e 5 professores da rede estadual viaja neste domingo (21) para representar a Bahia na Feira Internacional de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação Máster College – Fictimc, em Valledupa, Colômbia, que acontece de 22 a 26 deste mês. Financiados pelo edital Da Bahia pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), eles vão apresentar projetos desenvolvidos em escolas localizadas nos municípios de Serrinha, (Núcleo Territorial da Educação 04, NTE 04 -Sisal), Catu (NTE 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano) e Santa Bárbara (NTE 19 – Portal do Sertão).

O edital visa desenvolver a cultura científica nas unidades da rede estadual, incentivando a participação de estudantes e seus respectivos professores orientadores em eventos nacionais e internacionais. O financiamento inclui o pagamento de passagens, hospedagem, diárias e inscrições nos eventos, representando, nesse terceiro ciclo do edital, uma aplicação de R$ 142.969,31. O orçamento total previsto no edital é de R$ 4,7 milhões, destinado à cobertura de passagens, diárias, taxas de inscrição e demais custos logísticos relacionados à participação em eventos nacionais e internacionais.

Para esta etapa, o Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha, teve três projetos contemplados. “Nexstep: Transformando Potencial em Conquista” foi desenvolvido pelos estudantes Brenda Tainnalle Ramos Lima da Silva, Jonas Cunha Ferreira e Pedro Henrique Fontes Dantas Rodrigues; Amanda Souza Viana é a professora orientadora. Sob a orientação da professora Istefany Oliveira de Santana Lima, as estudantes Ana Clara Souza Almeida, Cleziane Vieira Avelino e Rafaela Carneiro da Silva desenvolveram o “Projeto de Iniciação Científica e de Tecnologias”. “Biocimento: Precast de Papel e Fibra de Coco para Pavimentação Intertravada de Calçadas” é uma realização de Guilherme Chagas Paiva e Thiago Santos Ferreira, que contaram com a orientação de Thales Lima do Nascimento.

Já o Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa será representado pelos estudantes Cauan Eduardo Rodrigues Rabelo e Letícia Mattos Santana que, orientados pelo professor Jadson de Souza Conceição, criaram o projeto “A Experiência do Centro de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa na Cidade de Catu–BA”.

De Santa Bárbara, foi selecionado o projeto “Desenvolvimento de Bebidas Fermentadas Naturalmente do Tipo Kombucha, Utilizando Distintos Tipos de Chá”, realizado pelas estudantes Cauane Beatriz dos Santos e Maiane Lima Carvalho, com a orientação da professora Hevelynn Franco Martins.

Este é o segundo grupo de estudantes e professores da rede estadual baiana que participa de um evento internacional de ciência e tecnologia pelo Da Bahia pro Mundo em menos de um mês. Entre 2 e 5 de setembro,  20 estudantes, acompanhados de 12 professores de seis unidades escolares, apresentaram 12 projetos desenvolvidos em unidades da rede estadual de ensino.
 

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima