
Na manhã desta quarta-feira (11), 20 estudantes do Projeto Conquistar que foram aprovados em diferentes processos seletivos de ingresso no Ensino Superior visitaram o Palácio da Joia do Sertão Baiano, sede do Governo Municipal, acompanhados dos pais. Os estudantes compartilharam a alegria das aprovações e agradeceram à Administração Municipal pelo apoio que transformou suas vidas.
Os jovens e seus familiares foram recepcionados pela prefeita Sheila Lemos, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, do coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso, além de Davison Martins e Carla Pequeno, diretor e coordenadora da Faculdade Uninassau, parceira da Prefeitura no projeto juntamente com o curso Zênite.
Iniciado em abril de 2025, o Projeto Conquistar é um curso pré-Enem 100% gratuito, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A primeira turma contou com 230 inscritos, que passaram por aulas e simulados, além de apoio psicológico e vocacional.
Ao todo, 28 estudantes conseguiram 32 aprovações em diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal da Bahia (Ifba), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), além de bolsas integrais em instituições privadas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).
A prefeita Sheila Lemos parabenizou a todos os estudantes aprovados, destacando o poder transformador que a educação tem na vida das pessoas e o compromisso do Governo Municipal com políticas públicas que impactam o presente da juventude conquistense. “Esse projeto nasceu como um sonho, do trabalho da SMDE e da Coordenação de Juventude, que conseguiram o apoio da Uninassau e do Zênite, a quem nós agradecemos imensamente. E hoje o Conquistar tem a cara de vocês, que foram aprovados, e quando formarmos as próximas turmas teremos os seus rostos como exemplo de sucesso. As crianças e os jovens são o presente, não o futuro, e se não fizermos esse movimento de dar oportunidades aos jovens para entrar no ensino superior, não estaríamos cuidando do nosso futuro. E também me alegra muito ver tantas meninas entre as aprovadas, uma mostra da nossa luta por equidade na sociedade. O sucesso de vocês é o sucesso de Vitória da Conquista”.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira ressaltou a importância do trabalho para que os jovens do município tenham a oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional. “Só se muda o país através da educação, uma frase que ouvi de Frei Serafim e levo pra vida. Preciso destacar a facilidade de ter alguém como Luiz, trabalhador e brigador pela causa da nossa juventude, buscando sempre oportunidades. Obrigado à prefeita pela confiança e liberdade neste e em outros projetos em benefício do município”.
- Marcos
- Luiz
- Carla e Davison
Coordenador da Juventude, Luiz Augusto Cardoso expressou a satisfação de ver o Projeto Conquistar transformando tantas vidas, e agradeceu aos estudantes e pais pela confiança na iniciativa. “É muito significativo a gente chegar nas escolas e ter a resposta sobre o que a cidade faz pela juventude, agora ainda mais com esse grande número de aprovações que podemos usar como cartaz. Agradeço às famílias pela confiança no projeto da Prefeitura, de oportunizar nossa juventude com políticas permanentes de educação. Agradeço também pela dedicação dos alunos, pela disposição de estarem todo sábado com a gente, alguns vindo da zona rural. Vocês vão transformar ainda mais Vitória da Conquista. E um reconhecimento especial aos nossos parceiros por abraçarem a ideia, a Uninassau oferecendo uma estrutura de excelência pra os nossos jovens, o Zênite com um material didático de primeira, simulados, apoio psicológico e vocacional”.
Diretor da Uninassau, Davison Martins expressou a satisfação de colaborar com uma política pública que traz resultados concretos, e se colocou à disposição para continuar e expandir as parcerias com a Prefeitura. “Como gestor de uma faculdade, fico feliz de ver tantos jovens que poderão ingressar no Ensino Superior. Não queremos ser apenas mais uma faculdade na cidade. Temos o propósito de impactar a vida das pessoas, independente de onde elas venham estudar. Eu sou um exemplo de como a educação transforma vidas, e fico muito satisfeito em ver a felicidade nos olhos de todos os aprovados”.
As inscrições para a turma 2026 do Projeto Conquistar serão abertas em março, com o início das aulas a partir do mês de abril. Neste ano, haverá um aumento do número de vagas, contemplando 400 estudantes das zonas rural e urbana. Os inscritos serão divididos em uma turma noturna, durante a semana, e uma turma aos sábados, oferecendo maior possibilidade de participação aos interessados.
Em janeiro, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista sancionou a Lei 3.122 que autoriza a criação da Rede Municipal de Cursinhos Populares ( RMCP). O objetivo é apoiar e fortalecer iniciativas de cursinhos gratuitos para facilitar o acesso ao ensino superior. A sanção da lei assegura a permanência das ações de incentivo ao ingresso de jovens no ensino superior, que por meio do Projeto Conquistar já alcançou resultados expressivos com aprovações em cursos concorridos de universidades e institutos federais e estaduais por todo o país.
Jovens e familiares compartilham a emoção
Durante o encontro no Salão Nobre, os estudantes aprovados e seus familiares não esconderam a alegria nos rostos pelas conquistas alcançadas por meio de muita dedicação aos estudos, alinhada ao apoio da Prefeitura Municipal. Emocionada, Márcia Cerqueira, aniversariante do dia, fez questão de afirmar que o melhor presente que poderia receber foi o reconhecimento ao sucesso alcançado pelo filho Guilherme.
“Agradeço a oportunidade dada aos nossos filhos, alunos de escolas públicas. Que eles inspirem mais jovens a entrar nesse projeto e alcançar seus sonhos, e que a Prefeitura continue olhando para nossa juventude, pois é por meio dela que Conquista cresce”, disse. Para Guilherme, de 17 anos, aprovado no curso de Química no Ifba, a preparação oferecida pelo Projeto Conquistar foi o grande diferencial para a aprovação. “Foi um sentimento de vitória quando fui aprovado. Desde que eu iniciei o ensino médio, eu fiquei nessa dúvida sobre como seria o meu processo até entrar numa universidade. No 2º ano eu fiz o Enem pela primeira vez, estudava sozinho em casa, e a nota não foi tão boa. No 3º ano, o Luiz foi na minha escola explicando o projeto, uma amiga me incentivou a me inscrever, e eu percebi a diferença que faz estudar com toda uma estrutura. Foi uma grande vitória pra mim e pra minha mãe”.
A jovem Victoria Oliveira, de 18 anos, é moradora do distrito de José Gonçalves, na zona rural, e conseguiu uma bolsa integral para cursar administração numa universidade particular. “Ficamos muito felizes pela confiança que vocês tiveram com a gente. Nós alunos da zona rural nem sempre temos acesso às mesmas oportunidades, por conta da distância. Mas a insistência do Luiz, tudo que o Conquistar nos ofereceu, abriu inúmeras oportunidades. Fiquei muito feliz quando abri o site e consegui a bolsa 100%. Só tenho a agradecer”.
Já Thainá Miranda conseguiu ser aprovada em Biotecnologia na Ufba e em Fisioterapia pela Unex, e já está na expectativa pela nova etapa na vida. “É uma sensação gratificante saber que todo o esforço que você produziu durante o ano foi recompensado. Tivemos a ajuda do projeto Conquistar, desde o primeiro momento ali com os professores, com a ajuda nas redações, nas correções. O ensino superior já era uma coisa que eu sonhava e almejei pra minha vida. E com toda essa oportunidade, através da Prefeitura de Vitória da Conquista, foi possível e o sonho se tornou realidade”. Mãe de Thainá, Joelia Alves agradeceu o apoio que a filha e outros jovens tiveram. “Sou muito agradecida pelo projeto, que foi excelente. Eu pude acompanhar ela nas aulas, que foram de alto nível, e a gente pôde ver o resultado. Foi aprovada, teve a oportunidade de entrar em várias faculdades, tanto federal, como estadual e particular também.
- Thainá, com os pais Joelia e Valter





















