
A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) deve realizar um estudo técnico visando a instalação de sinalização, horizontal e vertical, com demarcação de faixa de pedestres, em frente ao edifício Amayo, situado na avenida Getúlio Vargas. Uma indicação com essa finalidade foi enviada ao órgão, vinculado ao Poder Executivo, pelo vereador Jorge Oliveira (PRD). A medida é considerada importante especialmente pela transformação do prédio em escola, dentro em breve.
Segundo o parlamentar, a instalação do tradicional Colégio Mendel, neste imóvel, vai provocar um aumento exponencial de pedestres na área, entre estudantes e seus pais, professores e funcionários, sendo, portanto, fundamental a prevenção.
Acredita o vereador que ainda é possível avaliar a instalação de um redutor de velocidade ou uma faixa elevada, conforme a necessidade técnica: “Digo isso porque a avenida Getúlio Vargas, por sua natureza e volume de tráfego, constitui local de risco para travessias sem a devida sinalização. E a presença de crianças e adolescentes eleva a necessidade de medidas preventivas que reduzam a probabilidade de acidentes e protejam a comunidade escolar”.
A ação, de acordo com o parlamentar, deve incluir a colocação de placas de advertência, pintura adequada e, se necessário, reforço na iluminação pública para maior visibilidade noturna. A implantação dos dispositivos de segurança viária, para Jorge Oliveira, vai contribuir para a preservação da vida, a redução de riscos de acidentes, e melhoria no ordenamento do fluxo de pedestres e veículos.
Também proporcionará “uma maior sensação de segurança para estudantes, familiares e profissionais que vão passar a frequentar o local”. Além disso, ele assinala, essas intervenções vão ajudar a promover um maior respeito às normas de trânsito e à responsabilidade do poder público com a proteção de crianças e adolescentes.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




