A fanfarra de Alagoinhas consolidou sua hegemonia no cenário musical cívico ao conquistar, novamente de forma invicta, o Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras 2025. A corporação é agora tetradecacampeã baiana (14 vezes), além de deter um título nacional, dois vice-campeonatos nacionais e um vice na Copa do Nordeste. A fanfarra, fundada em 1992, competiu na categoria “Banda Marcial com Evolução” e foi a grande vencedora das três praças classificatórias e da final em 2025, repetindo o feito de 2024.
O Campeonato Baiano, promovido pela Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (FAB), com sede em Salvador, ocorreu em três etapas classificatórias. A cada etapa, as bandas receberam pontuações de 10 pontos para o primeiro lugar, 8 para o segundo e terceiro. As três primeiras colocadas avançaram para a final, onde a banda de maior pontuação se apresentou por último.
Sete jurados avaliaram o corpo musical com base em aspecto musical: ritmo, afinação, melodia e harmonia; aspecto evolução: coreografia, movimentos uniformes e sincronismo; aspecto apresentação: marcha, conservação de instrumentos e uniforme, garbo, alinhamento e cobertura. Os aspectos são julgados separadamente, e a premiação é feita com troféus para o corpo musical e medalhas para os periféricos, sem premiação financeira.
Com 33 anos de fundação e mais de mil pessoas que passaram por suas fileiras, a fanfarra é um importante vetor social em Alagoinhas. “Muitos se conheceram ali, se casaram, constituíram família, hoje os filhos tocam e já tem netos tocando também. É uma história maravilhosa”, comentou Marcos dos Santos, presidente da fanfarra.
Para o próximo ano, a fanfarra planeja realizar de um concerto natalino no centro da cidade. “O concerto, com orquestração completa e uso do material sinfônico, incluirá homenagens e músicas populares, como as de Roberto Carlos, buscando maior envolvimento da comunidade”, conclui o presidente.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas





