
Às vésperas de celebrar 192 anos de emancipação política, próxima quinta-feira (18), Feira de Santana avança em um dos maiores programas de obras da rede municipal de saúde. A Prefeitura segue executando intervenções em unidades da Atenção Primária, com pelo menos 20 equipamentos – entre Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) – passando por requalificação total.
Os serviços incluem readequação de espaços, pintura, manutenção das redes elétrica e hidráulica, reforma de telhados e aquisição de novos equipamentos.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destaca que o primeiro semestre da atual administração foi dedicado a mapear e organizar as demandas mais urgentes. Agora, o Município realiza as intervenções necessárias para garantir mais qualidade no acesso da população aos serviços de saúde.
“Estamos executando o maior programa de requalificação de unidades, que inclui também a construção de novos equipamentos. Esse trabalho é fruto de planejamento e prioridade definida pelo prefeito José Ronaldo”, afirmou o titular da pasta, anunciando que no próximo dia 27 será assinada a ordem de serviço para mais uma unidade de saúde na região do Papagaio.
Entre as obras em andamento, estão a construção de uma UBS no Parque Chauá, bairro Papagaio – porte III, considerada a maior da cidade – e outra no Complexo Urbanístico Jardim Brasil. Também já está em execução o CAPS AD III, especializado em saúde mental e voltado ao tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. A construção da Unidade de Pronto Atendimento de Humildes está com 80% dos serviços concluídos.
Além disso, seguem em ritmo acelerado as reformas da UBS Caseb II, em fase final, e da UBS da Rocinha. Já a USF Caseb I teve ordem de serviço assinada recentemente para reforma.
“Atualmente, cerca de 20 unidades básicas estão em obras simultaneamente, e a meta é entregar até o final do ano 40 equipamentos totalmente requalificados”, destacou Rodrigo Matos, lembrando que a Prefeitura reinaugurou há poucos dias a UBS Oyama Figueiredo, após ampla reforma estrutural.
“Não estamos falando apenas de pintura ou ajustes superficiais, mas de revisão completa de telhados, instalações elétricas e hidráulicas. Nosso objetivo é oferecer ambientes dignos para o atendimento da população”, ressaltou o secretário, pontuando que as obras do Centro de Saúde Especializado (CSE) estão prestes a ser autorizadas.
Rodrigo Matos reforça que a escolha das unidades a serem reformadas segue critérios técnicos. “Priorizamos aquelas que atendem um maior número de pessoas e estavam em condições precárias, impossibilitando um atendimento de qualidade. Sabemos que toda a população deseja melhorias na sua unidade, mas estamos seguindo uma matriz de prioridades para garantir avanços reais”, explicou.