
Com repertório autoral e releituras marcantes da imaginário forrozeiro, entrelaçando histórias e homenagens, a cantora e compositora Paula Sanffer compõe a grade musical do domingo (14) da 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que promete movimentar o Parque Costa Azul nestes quatro dias de programação diversa, aberta e gratuita.
Celebrando 20 anos de afirmação da sua trajetória musical em 2026, Paula Sanffer assina o novo ciclo com composições autorais inéditas, além de levar ao palco um repertório recheado de canções para dançar e cantar junto ao público de todas as idades. “Uma honra para mim fazer parte de um evento tão importante, que olha e cuida com atenção dos produtores dos diversos territórios do rural baiano, unindo sabores e saberes, cultura, música, gastronomia e muita arte, se consolidando como esse espaço de intercâmbio que a feira é”, destaca Paula sobre a Feira.
Com as primeiras composições e cantorias iniciadas aos doze anos, Paula Sanffer foi criada em uma família evangélica e cheia de artistas. Batizada Ana Paula Santos Ferreira, iniciou a carreira na igreja e desde os dezoito anos, trabalha profissionalmente como cantora. Autodidata, Paula toca teclado, bateria e violão, sendo esse o instrumento companheiro mais presente durante a construção de sua trajetória, em inúmeras apresentações realizadas em palcos diversos, dos bares às festas particulares e festivais.
Em 2015 vem o reconhecimento nacional, como finalista do The Voice Brasil, levando seu técnico no programa para a vida, sendo assim apadrinhada pelo cantor, compositor e multinstrumentista Carlinhos Brown. Em 2016, recebeu o convite do artista para integrar um novo projeto musical chamado Mukindala, o que lhe rendeu o convite posterior para compor a linha de frente de uma das bandas baianas mais reverenciadas mundialmente, a Timbalada, movimento percussivo do qual passou a fazer parte integralmente em 2017.
Em 2022, mais um desafio lhe foi dado por Carlinhos Brown, passando então a compor, junto com Patricia Gomes e Amanda Santiago, duas outras vozes femininas icônicas da história timbaleira, a nova banda Timbaladies, criada para evidenciar o empoderamento feminino, reunindo no palco, além de novas composições, clássicos da Timbalada na voz destas três deusas, para fãs do mundo inteiro. Em 2024, Paula Sanffer faz um novo mergulho em sua história, pesquisando e escolhendo canções que fizeram parte da sua trajetória artística, composições autorais e letras que ganharam o mundo na interpretação de outras grandes mulheres, levando-as para diferentes palcos e públicos.
Celebrando 20 anos de maturidade musical, em 2026 Ana Paula Santos Ferreira assina sua identidade Paula Sanffer com ainda mais vigor, agradecendo os caminhos percorridos, os abraços, os apoios e os ensinamentos que só a fé e a labuta sobre a própria Arte são capazes de proporcionar aos artistas. As comemorações do ano simbólico já têm data de abertura, e acontece no dia 17 de janeiro, no Centro de Convenções de Feira de Santana, terra natal da artista.
Sobre a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a UNICAFES Bahia, a 16ª edição da Feira acontece de 10 a 14 de dezembro no Parque Costa Azul, e deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos da agricultura familiar dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, entre alimentos, bebidas, artesanato, cosméticos, flores e itens da economia solidária. A programação inclui a Tenda Quilombola, Tenda Indígena, Tenda de Artesanato, duas amplas praças gastronômicas, atrações musicais, atividades formativas e muito mais.
Com cerca de 700 expositores representando mais de 650 empreendimentos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, a edição deste ano reúne mais de 150 estandes, incluindo as tendas indígena e quilombola, uma área ampliada de artesanato e um espaço exclusivo para flores. Serão mais de 6 mil produtos resultado dos investimentos em agroindustrialização, assistência técnica, regularização fundiária, apoio à produção e acesso a mercados. Além dessa variedade, as duas praças gastronômicas transformam o evento em um circuito de sabores, com pratos que vão dos clássicos da agricultura familiar a criações contemporâneas, como o hamburguês de suíno e bode, pastéis de jaca, feijoada, moquecas, macarrão ao vivo e bebidas artesanais.




