
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Texto: Ascom Transalvador
Uma das maiores celebrações soteropolitanas, a Festa da Boa Viagem vai movimentar a região da Cidade Baixa com sua tradicional procissão. Para garantir a segurança viária dos fiéis e a boa fluidez, serão realizadas modificações no trânsito.
A partir de 0h desta quarta-feira (31) até 23h30 de quinta (1º), serão instaladas barreiras fixas nos cruzamentos da Rua da Boa Viagem com a Rua Professor Dionísio Pedro de Alcântara e com a Rua Rio Itapicuru, além de uma barreira semifixa no Largo da Boa Viagem com a Avenida Luiz Tarquínio. No mesmo período, a Rua Rio São Francisco funcionará em sentido duplo, no trecho entre a Rua da Boa Viagem e a Rua Rio Paraguaçu.
Nesta quarta, haverá proibição temporária da circulação de veículos na Rua da Boa Viagem a partir das 6h, durante o deslocamento da Galeota da Igreja da Boa Viagem até o mar, com desvio do tráfego na altura da Rua Rio Itapicuru. A partir das 12h, ficam proibidas a circulação e o estacionamento de veículos na Rua da Boa Viagem, Rua Monte Serrat e no Largo da Boa Viagem, até a Ponta do Humaitá.
Ainda na quarta, a partir das 14h, o tráfego será progressivamente interditado para a realização da procissão terrestre das imagens do Santuário de São José, com saída pela Rua da Imperatriz (em frente ao Santuário) e chegada ao Largo da Boa Viagem. Nesse horário, também serão implantadas barreiras móveis nos cruzamentos da Rua da Imperatriz com a Avenida Dendezeiros do Bonfim, da Avenida Luiz Tarquínio com a Rua Polydoro Bittencourt e da Rua Polydoro Bittencourt com a Travessa Carlos Ferreira.
Com o início da procissão marítima, a partir das 16h, haverá nova proibição da circulação de veículos na Rua da Boa Viagem, além de desvio do tráfego na Avenida da França, direcionando os veículos da via da direita para a esquerda, na altura do Galpão 3. Também será instalada uma barreira móvel nesse ponto.
No mesmo horário, ocorrerá o bloqueio progressivo do tráfego para o transporte da imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Codeba, passando, em contrafluxo, pelas ruas da Conceição da Praia, Avenida Lafayete Coutinho, Praça Maria Felipa, Rua da Bélgica e Avenida da França.
A partir das 17h, haverá nova interdição progressiva para o retorno das imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Conceição da Praia, da Codeba até a Basílica da Conceição da Praia.
Também na quarta, a partir das 16h, serão implantadas barreiras móveis progressivas na Avenida Lafayete Coutinho (nos retornos em frente ao monumento Mário Cravo e ao 2º Distrito Naval), na Ladeira da Preguiça (parte baixa) e na Ladeira da Conceição (parte baixa).
Na quinta (1º), a partir das 8h, o tráfego será progressivamente interditado para a procissão do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, saindo da Basílica da Conceição da Praia em direção ao Píer da Capitania dos Portos/2º Distrito Naval, passando pela Rua da Conceição da Praia e pela Avenida Lafayete Coutinho, em contrafluxo. Das 6h às 19h, serão instaladas barreiras móveis em diversos pontos, incluindo o Largo da Boa Viagem, a Avenida Luiz Tarquínio, a Rua Rio São Francisco e a Praça das APA’s.
A partir das 11h, haverá interdição progressiva do tráfego para a procissão de Nossa Senhora da Boa Viagem, com percurso pela Rua da Boa Viagem e Rua Monte Serrat, em direção à Ponta do Humaitá.
Já a partir das 12h, ocorrerá a interdição progressiva para o retorno das imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem até a Igreja da Boa Viagem, passando pela Ponta do Humaitá, Rua Monte Serrat, Rua da Boa Viagem, Rua Rio São Francisco (em contrafluxo), Rua Rio Jacuípe, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem. Nesse mesmo horário, será instalada uma barreira móvel no cruzamento da Rua Rio São Francisco com a Rua Primeiro Barreiro.
Fonte: Prefeitura de Salvador




