
A Festa de Iemanjá, encerrada na madrugada desta terça-feira (3), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, terminou sem registro de crime grave contra a vida. Mais de 1.100 policiais e bombeiros atuaram no festejo e garantiram a tranquilidade de baianos e turistas.
Nos Portais de Abordagem, estruturas montadas pela Polícia Militar nos acessos ao festejo, 1.353 objetos proibidos foram apreendidos pelas equipes foram recolhidos, evitando a utilização dos materiais para o cometimento de crimes.
Uma arma de brinquedo, drogas, facas, tesouras, garfos, frascos de perfumes e desodorantes, isqueiros, e pentes garfo ficaram retidos nos Portais.
Entre as ocorrências registradas pela Polícia Civil durante o festejo, o número de furtos caiu 36,7%, saindo de 155 casos em 2025 para 98 neste ano graças a atuação ostensiva e de inteligência das Forças da Segurança.
Trinta e um roubos foram registrados e três pessoas foram presas em flagrante, entre ela uma capturada pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, acessório ou munição, após ser encontrada com nove munições calibre 380.
A festa também contou com o emprego da nova Plataforma de Observação Elevada (POE), que possui nove câmeras embarcadas, sendo cinco com a tecnologia do Sistema de Reconhecimento Facial e quatro do de Placas Veiculares, chegando a operar, de forma simultânea, com até 15 câmeras.
Ela auxiliou monitoramento contínuo do evento, reforçando o atendimento ágil e eficiente, com resposta rápida nas ocorrências, em especial na identificação de foragidos da Justiça.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também foi ativado durante todo o evento, reunindo 20 órgãos estaduais e municipais.




