Festival Suíça Bahiana abre edital para seleção de artistas e grupos musicais

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), abriu nesta segunda-feira (19) o edital de convocatória para artistas e grupos musicais que querem compor a grade de programação do Festival Suíça Bahiana. Os interessados podem se candidatar, gratuitamente, até o dia 23 de fevereiro, exclusivamente pela plataforma SOM, clicando aqui.

Os showcases serão realizados nos dias 17 e 18 de outubro e terão duração de 30 minutos. A relação dos projetos selecionados será divulgada no dia 14 de março, no Instagram do Festival Suíça Bahiana e por e-mail.  Serão selecionados 10 participantes, cada um com cachê de R$ 2.500,00. Poderá se inscrever qualquer projeto autoral, solo ou em grupo, de estilo instrumental, cancional e DJs provenientes de qualquer região do Brasil ou de outros países, desde que tenha pelo menos uma integrante mulher no projeto artístico.

A seleção será feita por uma curadoria especializada, orientada a considerar critérios baseados na originalidade, performance, qualidade musical e interpretação, bem como na organização do material enviado. Para atender aos propósitos de incentivo à cena musical baiana, 40% das 10 vagas serão reservadas para artistas do estado.

🔗 Clique para ver a foto original

Ana Paula Marques, integrante do Coletivo Suíça BahianaPara Ana Paula Marques, integrante do Coletivo Suíça Bahiana, o edital é uma ferramenta de democratização da música, formação de público, incentivo à música autoral e, principalmente, de viabilizar um intercâmbio de artistas de todo o Brasil e do mundo. “Ano passado recebemos inscrições de quase todos os estados brasileiros e de bandas internacionais, isso demonstra o alcance e a relevância que o FSB está ganhando ao atingir tantos artistas que têm interesse em tocar no interior da Bahia”, declara.

“Outro ponto importante também é a equidade de gênero, já que para participar da seleção é preciso que o artista ou banda tenha pelo menos uma mulher, seja no front, tocando ou nos bastidores, mas que a gente consiga ter mais mulheres no festival”, disse Ana Paula.

Em 2024, o Festival Suíça Bahiana foi contemplado com o Selo IGUAL, uma chancela do Women ‘s Music Event (WME). O selo certifica eventos que promovem a equidade de gênero na música e reconhece a atuação do FSB em incluir e valorizar mulheres, pessoas trans e não-binárias nos palcos e nos bastidores, um passo importante para um cenário musical mais justo e diverso.

Maíza Leite, secretária executiva do Conselho Municipal de Cultura, destaca que o Festival Suíça Bahiana contribui para fortalecer carreiras e ampliar redes de contato profissional, algo essencial para quem está no início ou em trajetórias independentes. “O evento valoriza a participação das mulheres, de forma prática e estratégica, desde critérios de seleção, curadoria com foco em gênero, até ações que reconhecem e certificam essa postura no cenário musical. Essa valorização se traduz em mais espaço, voz e reconhecimento para artistas mulheres, além de posicionar o FSB como um evento que não só celebra a música autoral, mas também luta por uma cena cultural mais justa, diversa e representativa” concluiu.

🔗 Clique para ver a foto original

Maíza Fernandes, coordenadora de Economia da Secretaria Municipal de Cultura

O Suíça Bahiana responde a uma demanda cultural crescente em Vitória da Conquista e busca promover a prática cultural colaborativa com responsabilidade socioambiental, democratizar o acesso a bens culturais e fornecer um espaço para bandas independentes. Após a Lei Municipal 2415/20 estabelecer o evento no calendário oficial do município, a entrada para o festival é gratuita.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima