
Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS
Salvador se consolidou como uma das cidades mais comentadas do Brasil no período do Réveillon. Um dos fatores que contribuem para a promoção da capital baiana em todo o país nesta época do ano é o Festival Virada Salvador, evento gratuito realizado pela Prefeitura na Arena O Canto da Cidade, no bairro da Boca do Rio. Ao longo dos cinco dias do evento, pelo menos 750 mil pessoas estiveram no espaço para curtir apresentações de mais de 60 artistas.
Como destaca o prefeito Bruno Reis, os próprios visitantes ajudam a promover a cidade no boca a boca, relatando as suas experiências positivas acerca do evento para amigos e familiares. Há, ainda, a projeção midiática da capital baiana para todo o país através dos profissionais de comunicação, que contam com uma estrutura especial, oferecida pela Prefeitura, para realizarem a cobertura do evento.
“Nestes últimos sete dias, com certeza, fomos a cidade mais comentada do Brasil. Vejamos o tamanho da promoção espontânea que tivemos na imprensa e nos veículos que cobrem a nossa festa”, comentou o gestor, acrescentando que só na noite da virada, nesta quarta-feira (31), a expectativa era de que o número de visitantes na arena ultrapassasse 250 mil.
Segundo dados prévios do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), pelo menos 119 mil turistas já desembarcaram na cidade para o Réveillon, muitos deles atraídos pelo Festival. Eles, inclusive, foram responsáveis por injetar na economia da capital baiana R$ 130,8 milhões, de acordo com o levantamento parcial.
Uma dessas turistas é Carol Ribeiro, de 23 anos. A publicitária, natural de Aracaju, em Sergipe, veio para Salvador na companhia dos amigos. “Viemos passar a virada do ano aqui. Na verdade, sempre venho em grupo. Essa não é a primeira vez que estou no Festival Virada. A energia dessa cidade não se compara a nenhuma outra”, comentou.
Lucas Vieira, de 32 anos, é advogado. Cearense, mas residente em Recife, Pernambuco, ele está pela primeira vez em Salvador. “Vim ontem e estou aqui hoje também. Achei bem organizado e gostei também das atrações. Planejei passar minhas férias aqui”, avaliou.
O cearense está hospedado em um hotel localizado no Centro, o que ajuda a reforçar os bons números do setor, já que a taxa média de ocupação na cidade chegou a 80%. Para a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, os números confirmam o sucesso do planejamento estratégico adotado pela cidade para esse período do ano.
“Esses dados são resultado de uma estratégia consistente e do posicionamento de Salvador como um destino turístico global. A cidade está preparada, atrativa e conectada com o mundo, trazendo turistas de diversos países, fortalecendo nossa economia e gerando emprego e renda para os nossos cidadãos”, comentou.
Ela lembra também que a grande procura por Salvador ajuda também aqueles moradores que faturam em sites alternativos de hospedagem, oferecendo suas acomodações. “Existe um novo perfil de turista que não procura hotéis e opta por Airbnb ou outro tipo de hospedagem alternativa, além das casas de parentes. Tenho transitado por Salvador e vejo o alto fluxo de turistas, sobretudo no centro da cidade. A nossa ideia é consolidar ainda mais para que eles voltem para nossa terra”, completou.
Isaac Edington, Presidente da Saltur, diz que o sucesso do Festival Virada Salvador é fruto de um planejamento que demanda tempo e muita organização. Isso faz com que a capital baiana seja destaque no cenário nacional.
“Salvador ocupa hoje um lugar de destaque no Réveillon nacional e esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, construído ao longo de muitos anos, com planejamento, organização e visão estratégica. Não é só a festa em si, é toda a cidade vibrando, preparada para receber turistas e moradores, mostrando que Salvador sabe fazer grandes eventos com excelência”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Salvador




