Festival Virada Salvador 2026 bate recorde com 600 profissionais de imprensa credenciados

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Texto: Camila Vieira/ Secom PMS

O Festival Virada Salvador bateu recorde no número de profissionais de imprensa nesta edição, totalizando 600 comunicadores da Bahia, do Brasil e do mundo. Credenciados pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) para cobrir os cinco dias de festa na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, os trabalhadores são responsáveis pela cobertura jornalística, que vai desde a divulgação dos shows, bastidores do evento e notícias relacionadas à estrutura de serviços públicos ofertada pela Prefeitura para a população que fosse curtir a festa.

Em comparação com o festival passado, que reuniu 490 profissionais, o número de comunicadores no Virada 2026 cresceu 22,4%. Entre os presentes na cobertura estão credenciados da França, da Itália e de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, além do Distrito Federal.

O prefeito Bruno Reis destacou o trabalho realizado pelos trabalhadores de comunicação para a divulgação do Virada Salvador 2026. “Esse evento ajuda a impulsionar e a divulgar a nossa cidade. Eu quero agradecer o trabalho da imprensa, que leva o nome de Salvador para o Brasil e para o mundo. Com certeza, somos a cidade mais falada, mais comentada no país, e estamos vendo o quanto nossa cidade teve promoção por meio dos veículos de imprensa que cobrem a festa”, agradeceu.

Desde o último sábado (27) até esta quarta-feira (31), equipes de TV, rádio, jornais, sites e blogs noticiaram os melhores momentos dos shows, além de acompanharem a contagem regressiva para o novo ano.

A titular da Secom, Renata Vidal, também ressaltou o quanto a imprensa, mais uma vez, teve um papel fundamental para o sucesso do evento: “Foram profissionais de rádio, TV, jornais, portais e redes sociais que, com muito empenho, levaram a nossa festa para os quatro cantos do Brasil e do mundo, mostrando a grandiosidade, a diversidade cultural e a energia única de Salvador, que faz mais uma vez o melhor Réveillon do Brasil. A cobertura projeta ainda mais a imagem da nossa cidade como referência em grandes eventos, turismo e cultura”, pontuou.

Mais de 80 profissionais atuam na cobertura do evento pela Secom com a produção e envio de releases e imagens em tempo real para as redações dos veículos de imprensa. Para que os comunicadores atuassem de forma confortável, o órgão municipal também disponibilizou sala de imprensa, com estrutura de computadores, espaço para coletivas, rede Wi-Fi, pontos de internet fixa, suporte e atendimento.

“Esse investimento é uma forma de respeito a quem cumpre a missão de informar e de levar a nossa festa para o Brasil e para o mundo. Valorizar a imprensa é fortalecer a democracia e contribuir para que Salvador continue sendo referência na realização de grandes eventos”, acrescentou Renata Vidal.

Responsável pela cobertura da TV Record, o repórter Léo Bala destacou a importância da presença maciça da imprensa no evento. “É um festival grandioso com shows gratuitos de grandes artistas nacionais e locais. O festival é serviço, é notícia, por isso, estamos todos nós aqui”, disse o jornalista, que fez questão de elogiar a estrutura montada para recepcionar os comunicadores.

“Fomos muito bem recebidos. Além disso, há muitas informações circulando na sala de imprensa e na sala de coletivas, onde os artistas e as autoridades concedem entrevistas. Um espaço bacana, que dá para todo mundo perguntar, saber de tudo o que está se passando e noticiar tudo o que é importante nesses cinco dias de festa”, disse.

Pelo oitavo ano consecutivo, o comentarista esportivo e repórter de entretenimento da Rádio Excelsior da Bahia, Fabrício Cunha, participou da transmissão ao vivo do evento realizada no estúdio móvel montado na Arena O Canto da Cidade.

“Mais uma vez, ficamos localizados em espaço muito interessante, onde temos acesso aos cantores, muitas vezes antes de eles fazerem a coletiva. A Prefeitura está de parabéns também pelo acolhimento, não só à imprensa, mas também aos profissionais que estão trabalhando aqui, a exemplo dos ambulantes. Foram dias incríveis de cobertura e a gente já está em uma expectativa grande para o Carnaval”, brincou o jornalista.

Transmissão – O Festival Virada Salvador 2026  tem ainda transmissão ao vivo durante os cinco dias de festa, com uma duração de mais de 65 horas. A exibição ocorre via YouTube, Kwai e no canal oficial da Prefeitura do Salvador (@prefsalvador).

Assim como na última edição, está sendo utilizada a tecnologia 4k para uma melhor definição e experiência a quem estiver assistindo. Mais uma vez, a apresentação ficou por conta de Dinho Júnior.

A transmissão da edição do ano passado teve mais de 1,5 milhão de visualizações de diferentes lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, Portugal, Argentina e Espanha.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/profissionais-de-imprensa-no-festival-virada-salvador-2026/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima