Festival Virada Salvador 2026 tem operação especial de transporte com linhas exclusivas e horários ampliados

Quem pretende curtir o Festival Virada Salvador 2026, que acontece até o dia 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, contará com uma operação especial de transporte público preparada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O esquema inclui linhas exclusivas para o evento, ajustes de itinerários, reforço de frota, ampliação de horários e criação de pontos provisórios de embarque e desembarque nas proximidades de onde acontece a festa.

Três linhas foram criadas exclusivamente para atender ao público do festival. Elas funcionam diariamente das 17h40 à 0h, com reforço especial no dia 31 de dezembro. São elas: 2026-00 – Terminal Acesso Norte x Festival Virada; 2026-01 – Estação Pirajá x Festival Virada; e 2026-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada.

Quem usou uma dessas linhas e pôde chegar à arena com tranquilidade e segurança foi a aposentada Carmélia Dias, de 69 anos. “Gostei bastante, porque consegui chegar aqui com facilidade. Outras pessoas também vieram na mesma linha de ônibus, foi tudo muito seguro”, avaliou.

Também foram criados dois pontos exclusivos de embarque e desembarque próximos à arena: um no sentido Pituba, próximo ao Restaurante Yemanjá, e o outro no sentido Itapuã, na orla da Boca do Rio, próximo ao acesso principal do evento. Durante o período do festival, os demais pontos ao longo do trecho ficarão temporariamente desativados. No retorno, os itinerários foram ajustados, passando por vias como a Avenida Octávio Mangabeira, a Avenida Tancredo Neves e a Avenida Luís Viana (Paralela).

Além das linhas especiais, seis linhas regulares vão operar com horário ampliado, das 18h à 1h, atendendo diretamente a região do evento. São elas: 1001 – Aeroporto x Praça da Sé; 1007 – Jardim das Margaridas/Terminal Aeroporto x Lapa; 1034 – Parque São Cristóvão x Barroquinha; 1134 – Cabula 6 x Pituba; 1247 – Conjunto Arvoredo/Tancredo Neves x Patamares; e 1637 – Mirante de Periperi x Imbuí/Boca do Rio.

Durante os dias de festa, algumas linhas do sistema convencional terão desvios temporários de itinerário, principalmente as que circulam pela Orla Atlântica e pelos corredores de acesso à Boca do Rio. Parte do embarque e desembarque será feita em pontos provisórios, com destaque para a Praça Osório Villas Boas, que será utilizada como área estratégica para o escoamento do público após os shows.

Para quem optar por outras modalidades de transporte, há pontos de táxi e mototáxi nas proximidades do Imeja, no sentido Itapuã. Os veículos por aplicativo devem realizar o embarque e desembarque na Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades do Centro de Convenções, em ambos os sentidos da via.

Na noite da virada, o esquema será ainda mais reforçado. A linha Base Naval/São Thomé/Escola de Menores – Lapa terá operação especial até 5h59 do dia 1º de janeiro. Linhas que partem das estações Mussurunga e Pirajá também contarão com reforço de frota, garantindo a integração com o sistema metroviário.

A Semob vai manter bases operacionais, reguladores de tráfego e equipes de orientação espalhadas pelos principais pontos de embarque e desembarque, oferecendo suporte ao público durante toda a operação noturna.

No dia 1º de janeiro, quando acontecerá o Pôr do Som, no Farol da Barra, serão disponibilizados 25 ônibus reguladores a partir da Estação da Lapa, das 15h às 23h. Esses veículos poderão ser acionados conforme a demanda.

Reportagem: Nilson Marinho / Secom PMS

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima