Fórum Camaçari Cidade Inovadora acontece nesta sexta-feira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realiza o Fórum Camaçari Cidade Inovadora 2025, evento que marca um passo decisivo na consolidação da inovação como política pública estratégica no município. A iniciativa ocorre no dia 12 de dezembro, das 8h30 às 17h30, no auditório da Secretaria de Governo (Segov) e acontece em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti). Aberto ao público, as inscrições podem ser realizadas na plataforma Sympla ou através deste link.

O fórum, que propõe uma agenda estratégica de debates e apresentações que apontam caminhos para o desenvolvimento econômico baseado em ciência, tecnologia e inovação, é voltado especialmente a gestores públicos, pesquisadores, estudantes, empreendedores, startups, empresas do Polo Industrial de Camaçari e demais interessados no futuro da inovação no município. Um dos grandes destaque do evento será a entrega oficial do Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação – Camaçari Inova, estudo desenvolvido por meio do convênio entre a Secti e o Sebrae, que apresenta o diagnóstico mais completo já produzido sobre o ambiente de inovação do município, identificando os principais atores, capacidades tecnológicas, desafios estruturantes e oportunidades para o desenvolvimento econômico baseado em ciência, tecnologia e inovação.

A iniciativa reunirá especialistas, instituições de ensino e atores do ecossistema baiano de inovação para promover diálogos e trocas de experiências. A programação contará também com a participação especial de servidores da Prefeitura de Florianópolis (SC), que é referência nacional na estruturação de políticas públicas de inovação. Representando a capital catarinense, o chefe do Departamento de Competitividade Econômica da Subsecretaria de Inovação, Marlon Goulart Marian, apresentará o Case Florianópolis, abordando estratégias de governança, instrumentos de fomento, modelos de gestão e as ações que tornaram Florianópolis um dos mais consolidados ecossistemas de inovação do país.

De acordo com a Sedec, com a realização do Fórum Camaçari Cidade Inovadora, o município reafirma o compromisso com o fortalecimento de uma economia mais dinâmica, criativa e competitiva, posicionando a cidade como protagonista da inovação na Bahia.

Confira, abaixo, a programação comentada do evento:

Às 8h30 o evento tem início com o credenciamento e recepção dos participantes, seguido da solenidade oficial de abertura às 9h. Logo depois, a manhã ganha seu ponto alto com o lançamento do Ecossistema de Inovação – Camaçari Inova e a apresentação do estudo que revela o perfil, as conexões e o potencial inovador do município.

Às 10h30, o diretor de Planejamento e Gestão da Sedec, Paulo Azevedo, aprofunda o debate detalhando os instrumentos previstos na Lei Municipal de Inovação e seu papel na governança e no planejamento estratégico da política de inovação de Camaçari.

Na sequência, às 11h, o convidado nacional Marlon Goulart Marian, chefe do Departamento de Competitividade Econômica da Subsecretaria de Inovação da Prefeitura de Florianópolis, ministrará a palestra “A Inovação como Política Pública de Desenvolvimento Local – A Experiência de Florianópolis”. A capital catarinense é reconhecida como um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil, e a participação no fórum reforça a importância de modelos consolidados como referência para Camaçari.

A programação da tarde inicia às 14h com o painel “O Potencial do Ecossistema de Inovação de Camaçari”, reunindo quatro instituições fundamentais para o desenvolvimento científico e tecnológico do município: CIMATEC Park, Bee Hub Empresarial, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – Universidade Federal da Bahia (ICTI – UFBA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Às 15h, a especialista Katya Perazzo apresenta a palestra “Ambientes que Transformam: Como o Parque Tecnológico Impulsiona a Economia e Apoia Ecossistemas Locais”, destacando o papel dos parques tecnológicos como motores de inovação e competitividade regional.

O evento encerra às 16h com a palestra “Como Construir um Ecossistema de Excelência: Governança, Recursos e Iniciativas”, conduzida por Mateus Couto, que discutirá estratégias para fortalecer a governança da inovação e estruturar iniciativas capazes de gerar impacto econômico e institucional.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima