Fórum Osba de Orquestras Sinfônicas tem início com o tema “Música de Concerto em Movimento”

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realiza, nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de setembro, às 14h, o 1º Fórum Osba de Orquestras Sinfônicas – “Música de Concerto em Movimento”, no Teatro do Goethe-Institut, em Salvador. O evento gratuito tem como objetivo propor um espaço de diálogo e intercâmbio entre profissionais e instituições do setor, fortalecendo a música de concerto na Bahia e ampliando o acesso do público a esse universo.

A programação do Fórum contará com quatro mesas temáticas: “43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia” – que serão celebrados em 30 de setembro; “Do palco à praça: produzindo pontes entre orquestra e território”; “Desafios na gestão de orquestras profissionais”; e “Novos caminhos para a música de concerto”.

Estão confirmados como palestrantes: Ana Flávia Cabral (Fundação OSB), Bruno Monteiro (Secult/BA), Carlos Prazeres (OSBA), Marcelo Lopes (ABRAOSC/FOSESP), Nathalia Costa (Theatro Municipal de São Paulo), Paulo Costa Lima (ABM/CNPq/UFBA), Raquel Amado (ORSSE/Funcap), Raquel Rosa (FOSESP), entre outros convidados.

Os ingressos gratuitos disponibilizados via Sympla para o evento já estão esgotados. Para quem não conseguiu garantir a entrada, haverá uma fila de espera para o caso de vagas não preenchidas, em até dez minutos após o início da atividade correspondente.

De acordo com Alessandra Serra, Diretora Executiva da Osba e Superintendente Executiva da ATCA, esta primeira edição abre portas e janelas para aprendermos em conjunto sobre as orquestras sinfônicas profissionais. “Penso, logo toco. E, para tocar melhor, também é preciso pensar. O Fórum OSBA de Orquestras Sinfônicas nos instiga a buscar a riqueza do pensamento de diferentes coletivos e indivíduos da música de concerto”, afirma Serra.

Já para Lucas Robatto, chefe do naipe de flautas da Osba e professor da Escola de Música da UFBA, o Fórum reforça a importância da troca de experiências no cenário orquestral. “Com este evento, a Osba reafirma seu papel como promotora de um espaço público de debate sobre a música de concerto. O Fórum busca fortalecer a troca de experiências e contribuir de forma efetiva para a difusão da música sinfônica na Bahia e em outras regiões”, destaca Robatto.

O encerramento das atividades será marcado por um momento especial: no dia 26 de setembro, sexta-feira, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a OSBA apresentará um concerto em homenagem a Gal Costa, justamente na data em que se comemoram os 80 anos de nascimento da artista baiana. Com ingressos esgotados, Gal 80 terá transmissão pela TVE e YouTube da OSBA e da TVE.

Sobre a Osba | Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da Osba, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

1º Fórum Osba de Orquestras Sinfônicas – ‘Música de Concerto em Movimento’

Local: Teatro do Goethe-Institut, Salvador

Ingressos: Esgotados – haverá fila de espera**

*O ingresso garante a entrada até dez minutos após o início da atividade correspondente

**Haverá fila de espera de ingressos para o caso de vagas não preenchidas em até dez minutos após o início da atividade correspondente

***A certificação no I Fórum Osba de Orquestra Sinfônicas será cadastrada como um evento de extensão sob a coordenação do professor Lucas Robatto pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA – PPGPROM

14h às 15h30 | Mesa I | Abertura ‘43 anos da Orquestra Sinfônica da Bahia’

Alessandra Serra (Diretora Executiva da OSBA | Superintendente Executiva da ATCA) – “A ATCA e a evolução da OSBA pós-publicização”

Moacyr Gramacho e Rose Lima (Diretor Geral e Diretora Artística do Teatro Castro Alves) – “A Orquestra e o Teatro”

Gabriela Sanddyego (Diretora das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia) – “Política das Artes: a Música Orquestral da Bahia”

Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) – “A OSBA em toda a Bahia”

15h45 às 17h15 | Mesa II | Produção de Orquestras Sinfônicas

Thaís Calmon (Produtora Cultural e Assistente de Desenvolvimento Institucional da Orquestra Sinfônica da Bahia) – Mediação

Raquel Rosa (Coordenadora de Operações e Eventos da Sala São Paulo) – “O cotidiano de uma sala de concerto”

Marina Carrera (Coordenadora de Produção da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “Transformando espaços para uma orquestra profissional”

Rodrigo Viana (Controller da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Estudo de caso do projeto Conexões Musicais”

14h às 15h30 | Mesa III | Gestão de Orquestras Sinfônicas

Thiago Reis (Diretor Geral da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) – Mediação

Raquel Amado (Chefe Administrativa da Orquestra Sinfônica de Sergipe) – “Desafios e possibilidades de uma orquestra de administração pública”

Ana Flávia Cabral (Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira) – “Da política pública à prática: Gestão de Resultados”

Marcelo Lopes (Diretor Executivo da Fundação Osesp e Conselheiro Administrativo da ABRAOSC) – “Sistema de OS na Cultura”

15h45 às 17h15 | Mesa IV | Artístico de Orquestras Sinfônicas

Lucas Robatto (Chefe de Naipe das Flautas da OSBA e Professor da EMUS/UFBA) – Mediação

Paulo Costa Lima (Docente da Universidade Federal da Bahia, Pesquisador do CNPq e Membro da Academia Brasileira de Música) – “A Orquestra Sinfônica como Projeto Cultural”

Nathalia Costa (Gerente de Produção e Programação Artística do Theatro Municipal de São Paulo) – “Diversidade e representatividade na programação das orquestras e óperas”

Carlos Prazeres (Maestro e Curador Artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia) – “O fenômeno do público-crush: estratégias de formação de público de música de concerto no século XXI”

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima