Fraude na comercialização do mel, clones de caju, monitoramento ambiental e dinossauros no Univerciência

Neste sábado (27), às 13h30, o Univerciência vai mostrar como cientistas identificam fraudes no mel comercializado em feiras livres e um trabalho que pretende fortalecer a cultura cajueira com a criação de clones melhorados do caju. O programa também mostra um projeto desenvolvido para monitorar o ambiente marinho e como estudiosos encontraram uma vértebra de Dilofossauro.

Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desenvolveram um estudo que busca identificar fraudes no mel comercializado em feiras livres de Itapetinga, Itambé e Itororó. Os estudos apontaram que 90% das amostras analisadas apresentam adulterações na composição do alimento e deixam os consumidores sem saber a data de validade e as possíveis alterações que podem ter sido efetivadas no alimento.

A produção de caju na região Nordeste do país pode se tornar ainda mais expressiva a partir de um estudo desenvolvido por cientistas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte. O objetivo do trabalho é fortalecer a cultura cajueira com criação de clones melhorados do fruto, levando para os produtores as informações adquiridas pelos cientistas.

Já na Universidade Federal do Ceará (UFC), cientistas desenvolvem estudos de monitoramento do ambiente marinho e tem como foco entregar para a população diagnósticos sobre este habitat. A ação é viabilizada por meio de um acordo de pesquisa e inovação firmado em 2024 e possui também a meta de auxiliar a produção de hidrogênio verde.

Ainda nesta edição, o Univerciência traz como cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encontraram uma vértebra pertencente a um Dilofossauro no sertão do estado. De acordo com os pesquisadores, este pode ser o osso de dinossauro mais antigo já encontrado no Nordeste até então. O tipo de fóssil é apresentado com tamanha relevância, devido ao fato de ser do tempo jurássico, algo apontado por acadêmicos como raro.

O Univerciência, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Acompanhe a TVE nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia 
tiktok.com/@tvebahia 
facebook.com/tvebahia  
youtube.com/tvebahia 
twitter.com/tvebahia

Serviço:
Fraude na comercialização do mel, clones de caju, monitoramento ambiental e dinossauros no Univerciência
Quando: sábado (27), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (1°), às 19h
Onde : TVE e Canal 222 das novas parabólicas digitais

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima