
Os resultados dos atendimentos realizados pelo Ambulatório de Saúde da Mulher (ASM) em 2025 são avaliados de forma positiva por funcionários e colaboradores da unidade. Segundo eles, os avanços são reflexo da ampliação das especialidades ofertadas, das campanhas realizadas durante o Março Mulher e o Outubro Rosa, além dos mutirões de ginecologia, que garantiram assistência especializada a mais de 50 mil mulheres ao longo do ano.
De acordo com o auxiliar administrativo Arjones Ferreira de Sá, de 42 anos, sendo 18 dedicados ao serviço público, o atendimento ao público representa um desafio diário, mas também uma missão.
“Tenho um trabalho tranquilo, dedicado exclusivamente às mulheres de Feira. Me disponho a ajudar no que elas precisam. Nosso papel aqui é facilitar a vida das pacientes no que for necessário”, destacou.
Para a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, o Ambulatório de Saúde da Mulher é um equipamento público municipal de fundamental importância, administrado pela autarquia, que garante atendimento integral à saúde feminina.
“Esse é um equipamento essencial para a saúde da mulher. Estamos oferecendo consultas e exames, desde a assistência completa em ginecologia, com obstetras e cirurgiões ginecológicos, até atendimentos em psicologia e psiquiatria”, ressaltou.
Na avaliação da coordenadora do ambulatório, Aline Bastos, a ampliação dos serviços tem beneficiado diretamente a população feminina de Feira de Santana.
“Todo esse sucesso do ASM se dá pela dedicação e empenho de Gilberte Lucas, uma gestora que sabe escutar e foca na assistência especializada e humanizada. Cada mulher que chega aqui traz sua própria história de dificuldades, e nosso papel é minimizar esses desafios”, afirmou.
A coordenadora também destacou a inovação na assistência ao longo do ano, com a implantação de novos serviços especializados, como ecofetal com Doppler, coleta de material citopatológico, Doppler fluxometria obstétrica, ultrassonografia obstétrica (com e sem Doppler) e ultrassonografia transvaginal. “Para nós, profissionais de saúde que nos dedicamos ao atendimento ao público, são avanços expressivos que reduzem o sofrimento das mulheres que necessitam de acompanhamento especializado”, pontuou.
Ainda segundo Aline Bastos, os avanços seguem as necessidades das pacientes atendidas. “Oferecemos assistência desde o pré-natal de alto risco até o cuidado com mulheres que sofrem de endometriose. Durante todo o ano, realizamos fisioterapia pélvica, com marcações feitas no próprio ambulatório”, explicou.
Na avaliação da cirurgiã-ginecologista da unidade, o atendimento diário em um espaço exclusivo para mulheres, onde consultas e exames são realizados em um único local, representa uma forma humanizada de cuidar da saúde das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma prática diária de cuidado e amor umas pelas outras. Um olhar mais sensível, por entendermos que muitas das dificuldades das pacientes também fazem parte da nossa realidade”, observou.
Para a recepcionista Kamyla Biank, de 26 anos, o ambulatório é um espaço essencial para o acolhimento das mulheres.
“Realizamos inúmeras marcações e viabilizamos encaminhamentos que chegam por meio das unidades de saúde da rede municipal, desde o Planejamento Familiar até encaminhamentos cirúrgicos”, destacou.
A nutricionista Mônica Matos reforçou que a boa aceitação das pacientes está diretamente ligada ao trabalho integrado da equipe multiprofissional. “Nosso foco está no acompanhamento de gestantes de alto risco e de mulheres com endometriose, que necessitam de orientação nutricional para aliviar sintomas e garantir mais qualidade de vida. Muitas pacientes chegam com obesidade, e realizamos um acompanhamento até alcançar um IMC favorável. O ASM é um sucesso”, afirmou.
A Fundação Hospitalar reafirma o compromisso de ofertar saúde especializada gratuita e assistência humanizada a todos os usuários do SUS. Em caso de dúvidas, as pacientes podem entrar em contato pelo telefone (75) 3624-2370 ou buscar atendimento diretamente no ambulatório, localizado na Rua Caetité, nº 550, bairro Jardim Cruzeiro.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Foto: Fátima Brandão




