Fundação Hospitalar celebra 192 anos de Feira de Santana com avanços na saúde

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana celebrou, nesta quinta-feira (18), os 192 anos de emancipação política do município, destacando avanços significativos na prestação de serviços de saúde à população. A data foi marcada pela divulgação da Série Histórica das unidades administradas pela autarquia municipal, que comprova a ampliação da assistência em diversas áreas, com destaque para o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).

Com 33 anos de serviços prestados, o Hospital da Mulher consolidou-se como referência regional em saúde da mulher e do recém-nascido. Segundo a Série Histórica, na última década foram contabilizados 446.371 atendimentos, mais de 120 mil internações e 79.562 partos. Apenas em 2024, nasceram no Complexo Materno Infantil 6.681 bebês. Já entre janeiro e agosto de 2025, o número de partos chegou a 5.249, superando o desempenho do ano anterior no mesmo período.

Novos serviços e especialidades

De acordo com a diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, o momento é de comemoração e reforço do compromisso com a saúde pública. “Somos gratos a Feira de Santana e, por meio do governo municipal, estamos construindo uma estrutura que possibilite melhor qualidade de vida e promoção à saúde das pessoas”.

No primeiro semestre de 2025, o Ambulatório Pediátrico ampliou sua capacidade e passou a oferecer 25 especialidades, incluindo cardiologia pediátrica, além de serviços odontológicos e atendimentos multiprofissionais. Já o Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado no Jardim Cruzeiro, incluiu a oferta de psiquiatria, reforçando o atendimento em ginecologia, pré-natal, endometriose, fisioterapia pélvica e prevenção ao câncer.

Os Centros Municipais de Diagnóstico por Imagem (CMDI I e II) também registraram avanços. O CMDI I, na Avenida Maria Quitéria, realizou 22.715 exames em 2025, com atendimentos em mastologia, cardiologia e endocrinologia. O CMDI II, no bairro Baraúnas, passou a oferecer exames de maior complexidade, como MAPA, Holter 24h, endoscopia e colonoscopia.

No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês, foram realizados 39 mil atendimentos, incluindo consultas em oncologia, urologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia e proctologia, além de exames como colposcopia, biópsias e citopatológicos.

Investimentos e números expressivos

Entre os principais avanços, a Fundação destacou a reforma e ampliação do centro cirúrgico e da área obstétrica do Hospital da Mulher, garantindo maior segurança e a realização de 619 partos por mês. Foram incorporados novos exames, como endoscopia, colonoscopia, holter e MAPA. Apenas em 2025, foram realizados 170.810 exames especializados, entre eles ultrassonografias, ecocardiogramas, doppler arterial e venoso, mamografias e punções de mama.

Com investimento de R$ 180 mil em recursos próprios, foi reestruturado o almoxarifado central e implantada a nova Farmácia Satélite do Hospital da Mulher, assegurando mais agilidade e segurança na distribuição de insumos e medicamentos.

Outro dado histórico foi registrado pelo Laboratório de Análises Clínicas do Hospital da Mulher, que entre janeiro e agosto de 2025 alcançou a marca de 438.655 exames laboratoriais, superando os anos anteriores.

Balanço por unidade em 2025

Os números reforçam o compromisso da Fundação Hospitalar em garantir uma saúde pública descentralizada, eficiente e de qualidade, alinhada às necessidades da população de Feira de Santana e região.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima