Furduncinho: Prefeitura organiza desfile de bloco para pessoas com deficiência no Circuito Osmar

Texto: Priscila Machado/ Secom PMS

Este ano, cerca de 80 pessoas irão vestir a camisa da inclusão e participar do primeiro bloco para pessoas com deficiência (PCDs) no Carnaval de Salvador. Trata-se do Furduncinho, que irá desfilar neste sábado (14), pela manhã, na Avenida Sete de Setembro, Centro da cidade.

A concentração será às 9h30, em frente ao Camarote Acessível da Prefeitura, exclusivo para PCDs, situado na Piedade. O bloco sairá por volta das 10h em direção à Praça Castro Alves, sendo animado por um grupo de fanfarra.

Amanda Matos, de 18 anos, irá desfilar em um triciclo assistido todo enfeitado de carruagem da Cinderela. O pai dela, Fred Matos, é também idealizador do projeto Meu Sorriso, que disponibiliza bicicletas e veículos adaptados para que pessoas com algum tipo de deficiência possam praticar esporte e ter momentos de interação com os amigos e com a família. Para ele, momentos como esse têm um significado especial.

“Toda a ação para tirar alguém de dentro de casa é positiva. Quanto mais limitada for a mobilidade da pessoa com deficiência, mas ela tende a ficar em casa com os familiares e o cuidador. A nossa missão é viver a vida da melhor forma possível. Quando a minha filha vai para algum lugar, inclusive o Carnaval, eu também estou indo com ela, então é uma diversão em família. Tem um significado diferente. A gente se diverte junto. Mesmo com mobilidade reduzida, ela se diverte no triciclo assistido, interage com outras crianças e, nisso, a gente tem vida”, afirma Fred.

O projeto Meu Sorriso está disponibilizando, gratuitamente, equipamentos adaptados para que outras pessoas possam utilizar durante o desfile. Basta entrar em contato por meio do perfil do Instagram (@projeto.meusorriso) e fazer a solicitação.

“Esse vai ser o primeiro bloco de pessoas com deficiência da Prefeitura de Salvador. Teremos cadeira de rodas em formato de carruagem. A ideia é fazer com que as PCDs que não têm acesso a um bloco de Carnaval possam se divertir, passear e curtir o Carnaval com suas famílias”, conta Daiane Pina, diretora da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

A iniciativa está sendo organizada pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas.

“Fazer parte desse momento e poder contribuir com essa iniciativa é superimportante. A ação traz para participar também do nosso Carnaval, no circuito Osmar, pessoas que antes não tinham espaço. O nosso Carnaval é de inclusão. Desde a logística do percurso, organização do horário e da dispersão, atuamos para que possamos trazer essas pessoas com deficiência para dentro da festa, para que possam se divertir e levar alegria tanto para nós como para as suas famílias”, diz Alan Muniz, gestor da Prefeitura-Bairro Centro/Brotas.

“Pensamos em um local mais próximo da acessibilidade de transporte para a chegada e saída, no horário mais adequado e na alimentação dessas pessoas. Eu fico muito feliz, como representante da Prefeitura-Bairro desse território, em poder contribuir”, acrescenta.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima