
O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) realizou, nesta quinta-feira (29), um treinamento voltado para o Transporte Aeromédico com 20 integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A capacitação teve como foco principal os procedimentos de embarque e desembarque em aeronaves, o manuseio seguro de equipamentos, além do comportamento adequado da equipe durante os voos operacionais.
A atividade foi conduzida por bombeiros militares do GOA, especializados em operações aéreas. Inicialmente, o treinamento foi realizado em solo, com a aeronave parada, permitindo que os participantes conhecessem, de forma detalhada, os protocolos de segurança, as áreas de risco e a dinâmica correta de aproximação, entrada e saída da aeronave. Nesta etapa, foi enfatizada a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos operacionais padrão, fundamentais para a segurança de todos os envolvidos.
Na sequência, a instrução avançou para a simulação de atendimento com vítima imobilizada em prancha, quando foram apresentados os protocolos específicos para o transporte aeromédico. Momento em que foram destacadas ainda, as técnicas adequadas para garantir a segurança do paciente, da equipe de saúde e da tripulação durante toda a operação.
De acordo com o sargento BM Alessandro Magalhães, um dos instrutores, a capacitação é essencial para a integração entre as equipes. “Grande parte das ocorrências de transporte aeromédico conta com a presença de profissionais de saúde acompanhando o paciente durante todo o voo. Por isso, é fundamental que eles dominem não apenas a conduta a bordo, mas também os protocolos técnicos de embarque, desembarque e segurança operacional, reduzindo riscos e aumentando a eficiência do atendimento”, explicou.
O treinamento reforça o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia com a qualificação contínua, não apenas dos militares, mas de todos envolvidos em operações em conjunto. A integração entre instituições e a segurança nas operações aéreas, contribui diretamente para a melhoria do atendimento pré-hospitalar e a preservação de vidas.




