Governo da Bahia reforça campanha Feminicídio Zero durante o clássico BA x VI pelo Baianão 2026

No próximo domingo (25), o clássico BA x VI, pelo Campeonato Baiano 2026, vai além das quatro linhas. A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estará presente no Estádio Manoel Barradas, a partir das 16h, com a Unidade Móvel da SPM, instalada no estacionamento do estádio, oferecendo serviços de acolhimento, orientação e proteção às mulheres.

Durante toda a competição, o Campeonato Baiano 2026 está marcado pela Campanha Feminicídio Zero, lançada pelo Governo do Estado, por meio da SPM, em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb/TVE), os dez clubes participantes do Baianão, a Federação Baiana de Futebol (FBF), a Defensoria Pública-Geral do Estado e a Polícia Civil da Bahia. A iniciativa utiliza a grande visibilidade do futebol como estratégia para ampliar a conscientização e o enfrentamento à violência contra as mulheres.

A campanha leva mensagens de alerta e mobilização em diferentes formatos de comunicação, chamando atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e agressão vividas por mulheres, além de divulgar o Disque 180, canal nacional gratuito, que funciona 24 horas por dia, com anonimato garantido, para orientação, acolhimento e registro de denúncias. No Barradão, a Unidade Móvel da SPM oferecerá atendimento psicossocial e jurídico.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Neusa Cadore, a presença da campanha no Baianão é fundamental para envolver toda a sociedade no enfrentamento à violência. “Precisamos que toda a sociedade vista essa camisa, a do fim da violência contra as mulheres. O futebol tem um papel estratégico para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia, dentro e fora dos estádios. Estamos levando informação, cuidado e garantia de direitos para espaços de grande circulação, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o Feminicídio Zero”, destacou a secretária.

A Delegacia Móvel da Polícia Civil da Bahia também estará presente no estádio, oferecendo atendimento especializado às mulheres, com orientação jurídica, registro de ocorrências e encaminhamentos para a rede de proteção, além da distribuição de materiais informativos sobre direitos e canais de denúncia.

Segundo a delegada Juliana Fontes Barbosa, diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), a Campanha Feminicídio Zero tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção à violência. “A violência contra a mulher não pode ser vista como um problema de casal ou algo que se resolve dentro de casa. É um crime grave e que a Polícia Civil investiga e combate com rigor. Estar presente nos estádios é um lembrete constante de que as forças de segurança estão atentas e atuantes, e que a lei existe para proteger as vítimas. A Polícia Civil está preparada para acolher, investigar e garantir a proteção necessária”, afirmou.

A operação de segurança do clássico também contará com o reforço da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que atuará com 385 policiais militares nas áreas interna e externa do Barradão, no bairro de Canabrava, em Salvador.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima