Governo do Estado autoriza projetos para universalizar saneamento e ampliar abastecimento de água em Barreiras

Nesta terça-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou dois projetos estruturantes para o município de Barreiras, no oeste baiano, voltados à universalização do esgotamento sanitário e à ampliação do sistema de abastecimento de água. As autorizações ocorreram durante reunião com lideranças políticas da região, com a participação do presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida.

O governador destacou que os projetos fazem parte de um esforço contínuo do Governo do Estado para garantir infraestrutura e qualidade de vida à população. “Estamos autorizando projetos que vão garantir esgotamento sanitário 100% em Barreiras, protegendo a saúde pública e os recursos hídricos, além de assegurar o abastecimento de água regularizado pelos próximos 30 anos”, afirmou o governador.

Segundo o presidente da Embasa, os investimentos permitirão antecipar as metas do marco regulatório do saneamento no município. “Barreiras hoje tem cerca de 81% de cobertura de esgotamento sanitário. Com esses projetos, vamos universalizar o serviço e ampliar o sistema de abastecimento de água com planejamento para atender a cidade até 2056, garantindo segurança hídrica e qualidade de vida para a população”, afirmou Gildeone Almeida.

Atualmente, Barreiras já apresenta avanços significativos na área de saneamento. Com a execução dos novos projetos, a previsão é que o município atinja, até 2027, os índices de 99% de cobertura de água e 90% de esgotamento sanitário, antecipando o prazo estabelecido pela legislação nacional.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima