
O Governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (26), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), os valores do Abono Extraordinário destinado a professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. A definição foi estabelecida em portaria conjunta das secretarias da Educação (SEC), Administração (Saeb) e Fazenda (Sefaz-BA).
Em uma iniciativa para valorizar os educadores, o abono alcança 85 mil profissionais, incluindo professores e coordenadores pedagógicos, ativos e inativos, efetivos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), independentemente de serem beneficiados pelo pagamento dos precatórios do FUNDEF.
A portaria conjunta estabelece o valor de R$ 941,86 para quem tem carga horária de 20 horas semanais, e de R$ 1.881,72 para aqueles com carga de 40 horas semanais. O Abono deve ser pago no dia 2 de outubro (quinta).
A medida reforça o compromisso do Estado em assegurar ganhos concretos para os profissionais que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Com esse movimento, a rede estadual de ensino reafirma o seu protagonismo no fortalecimento da escola pública e na valorização de quem faz a educação acontecer todos os dias.