
Representantes da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic) participaram, na manhã desta quinta-feira (25), de um encontro com membros do Governo Municipal na Sala Memorial Murilo Mármore. O diálogo teve como objetivo a busca por melhorias na infraestrutura viária das principais rodovias que dão acesso à cidade, em especial a BR-116 (Rodovia Santos Dumont), no trecho que dá acesso ao Distrito Industrial dos Imborés, e a BA- 263, no acesso à Urbis VI e à fábrica Dass Calçados.
A equipe foi recebida pelo prefeito em exercício, Dr. Aloisio Alan Fernandes, e pelo secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva. Os empresários destacaram os principais desafios enfrentados pelo setor industrial, como a questão da mobilidade urbana e as condições atuais de infraestrutura. Eles solicitaram a redução dos ‘gargalos logísticos’ para garantir mais segurança no tráfego da região. Além disso, solicitaram apoio político da gestão municipal junto aos governos estadual e federal para a execução das obras de infraestrutura necessárias nos locais apontados.
Durante o encontro, o prefeito em exercício reforçou o compromisso da Prefeitura em caminhar lado a lado com a indústria conquistense. “A Prefeitura é parceira e tem todo o interesse em impulsionar o desenvolvimento da indústria e a geração de empregos na cidade. Discutimos projetos para viabilizar principalmente a travessia do anel rodoviário, diminuindo o impacto do trânsito e os riscos de acidentes na saída do Centro Industrial. Foi um dia proveitoso, com boas ideias que devem ser colocadas em prática. Precisamos dar condições para que a indústria gere empregos e, assim, melhore a qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou Alan.
O presidente da Ainvic, José Luís Marinho de Andrade, ressaltou a relevância do setor para a economia regional e a necessidade de pensar o futuro da cidade com planejamento conjunto. “Vitória da Conquista tem vocação para a indústria e possui uma das melhores mãos de obra do estado. Hoje, o setor representa 20% do PIB do município, garantindo cerca de 23 mil empregos. A ideia deste encontro é alinhar passos e projetar o desenvolvimento da cidade. Desde a década de 1950, Conquista trilha caminhos na industrialização, e queremos contribuir cada vez mais nesse processo”, destacou.
A reunião fortaleceu a aproximação entre o poder público e os empresários, que consideram a melhoria na infraestrutura viária um benefício para toda a população e uma possibilidade para a geração de mais emprego, renda e arrecadação para o município.