Governo vistoria construção de unidades CAPS i que vão fortalecer atendimento ao público infantojuvenil

🔗 Clique para ver a foto original

Na manhã desta quinta-feira (12), membros do Governo Municipal realizaram visitas técnicas às obras de construção de duas novas unidades do Centro de Assistência Psicossocial Infantojuvenil (Caps i). Localizados nos bairros Cruzeiro e Patagônia, os equipamentos contam com investimentos superiores a R$3 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A prefeita Sheila Lemos esteve nos locais acompanhada da subsecretária de Saúde, Lorena Almeida, e do secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura. Os novos equipamentos têm o objetivo de ampliar o número de crianças atendidas e garantir maior conforto e segurança para os profissionais de saúde.

As unidades contam com mais de 600m² de área construída, onde estão sendo erguidos consultórios médicos, salas de medicações, brinquedoteca, sanitários, cozinha, refeitório e espaços de convivência. Também serão instalados parques infantis. Os projetos foram elaborados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A previsão de entrega das duas unidades é agosto de 2026. Atualmente, o Caps i do município funciona num espaço alugado no bairro Candeias. Com as entregas, a demanda de atendimento da cidade será melhor distribuída com os equipamentos em zonas distintas da área urbana, facilitando o acesso da população, além da economia de tempo e recursos com deslocamento.

Durante a vistoria, a prefeita Sheila Lemos destacou o fortalecimento da rede de saúde de Vitória da Conquista com as novas unidades do Centro de Assistência Psicossocial Infantojuvenil, que atendem crianças e adolescentes em sofrimento psíquico intenso ou transtornos mentais graves e persistentes. “São obras muito importantes. Hoje o Caps i funciona no bairro Candeias. Toda a comunidade que precisa utilizar o Caps Infantojuvenil precisa se deslocar até lá. Com essas unidade, nós vamos ter dois equipamentos. Um aqui na Zona Oeste, no bairro Patagônia, vizinho à Unidade de Saúde da Família, e o outro lá no Cruzeiro, próximo à Escola Antônio Cavalcanti, e também ao Cras. Isso significa que nós vamos distribuir essa população na cidade. É muito importante para trazer mais conforto para a população e conseguir ampliar o atendimento também na nossa cidade. Uma parceria com o Ministério da Saúde e também com o PAC”.

🔗 Clique para ver a foto original

Jackson Yoshiura, Sheila Lemos e Lorena Almeida

Subsecretária de Saúde, Lorena Almeida ressaltou a importância dos espaços próprios para o funcionamento de um serviço tão importante para a juventude da cidade. “Nós fomos contemplados pelo PAC com dois equipamentos para atendimento ao público infanto-juvenil. Hoje a gente tem a unidade alugada, no Candeias, que abarca todo o município de Vitória da Conquista. Agora, a gente vai garantir mais acessibilidade, vamos ter um público separado. E será um ganho para os profissionais com um melhor espaço, pra gente qualificar ainda mais os atendimentos”.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, afirmou que as obras estão dentro do cronograma. “Duas obras importantíssimas para o município, está tudo dentro do cronograma que foi estabelecido. Cada unidade tem um valor estimado de R$1,8 milhão, a gente está com 40% concluído, e esperamos que a Saúde entregue esses equipamentos no mês de agosto para a população de Vitória da Conquista”.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima