Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e promover informações qualificadas sobre os direitos reprodutivos, a Prefeitura de Alagoinhas realizou, na manhã desta quinta-feira, 5, uma palestra no Hospital Materno Infantil de Alagoinhas (HMIA). A iniciativa, que integra as ações de prevenção à gravidez na adolescência, contou com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A atividade promoveu uma roda de conversa com espaços de diálogo sobre sexualidade, métodos preventivos e garantias de direitos. O encontro reuniu trabalhadores do HMIA, profissionais das Unidades de Saúde, gestores do Colégio Estadual São Francisco e da Escola Municipal Marco Maciel, além de representantes do IFBA, SESC, associações de moradores, lideranças comunitárias e adolescentes da região.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Lianne Carmo, o debate contínuo é a melhor ferramenta de conscientização. “Esse é um tema que afeta toda uma família, toda uma rede, porque a partir do momento que aumenta o índice de gravidez nessa idade, significa que essa criança precisa não só da conscientização, mas de apoio e proteção. Então, estamos atentos as necessidades desses adolescentes desde educação, saúde e assistência, nos mantendo sensíveis e parceiros trabalhando juntos dentro dessa estrutura de proteção a criança e adolescente”, afirmou.
A assistente social do HMIA, Aline Santana, destacou que a abordagem humanizada é o diferencial da ação. “Nós estamos abordando esse tema tão importante que é a prevenção da gravidez na adolescência. Apesar de sermos o último ponto de acolhimento em toda a jornada da gravidez, entendemos que é fundamental fortalecer a atuação integrada da rede de proteção na prevenção da gravidez na adolescência, promovendo informação qualificada, garantia de direitos articulação entre saúde, educação, assistência social e sistema de justiça. Então pensamos nessa ação para que essas informações cheguem ao público que mais interessa”, pontuou.
As ações não param no HMIA. Durante os meses de fevereiro e março, a Prefeitura, por meio da Sedes, executa um cronograma especial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em escolas municipais e em pontos estratégicos de grande circulação, como o comércio central e a Central de Abastecimento. A campanha, que também conta com forte mobilização nas redes sociais, segue com atividades programadas até o dia 5 de março.
Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas




