
Fotos: Thais Tosta/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS
As crianças que participam do Festival Virada Salvador, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, estão sendo recebidas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) que atuam na Coordenadoria de Prevenção à Violência (Cprev) para que sejam identificadas com uma pulseira. O acessório contém nome e telefone do responsável para contato.
A iniciativa acontece desde antes da abertura dos portões, com uma varredura das equipes. A partir disso, é feita uma avaliação do público, do horário em que as pessoas chegam, normalmente entre 19h e 21h. Depois disso, as equipes vão para dentro da arena para verificar se há crianças necessitando de identificação.
Apenas no último domingo (28), mais de 1 mil pulseiras foram entregues. “Observamos muito o público que está chegando, sobretudo as crianças, para que elas não sejam colocadas em situação de violência. Quando há uma atração que caiu no gosto das crianças, elas se fazem muito mais presentes, mas, em geral, as famílias trazem a garotada para continuar a festa, porque não é só o show. Têm outras atrações também, como a parte de games e a de alimentação”, afirmou James Azevedo, coordenador do Cprev.
A dona de casa Lourivânia dos Santos, conhecida como Vânia, de 48 anos, estava acompanhada do filho, de 4 anos. Ela veio curtir a terceira noite de Festival Virada Salvador nesta segunda-feira (29) e avaliou a pulseira como mais uma medida de segurança fundamental.
“A pulseira dá a possibilidade de a Guarda Civil Municipal ou o Conselho Tutelar identificar e ligar para os parentes. É uma maravilha. Sempre venho curtir o festival mais cedo, porque acho mais tranquilo, até para voltar com meu filho mais cedo para casa. Gosto de ficar mais na frente do palco, para ver os cantores, mas como eu estou com ele, prefiro ficar mais afastada”, disse.
A ação de distribuição de pulseirasé organizada pela Cprev em parceria com as secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Embora tenha como foco os menores de idade, também contempla idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
Programação – O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 a 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palco Brisa pode ser acessada no site https://viradasalvador.
Fonte: Prefeitura de Salvador




