Habeas Copos leva festa das fanfarras ao último dia de pré-Carnaval nesta quarta-feira (11)

Foto: Lucas Moura/ Secom PMS

Texto: Eduardo Santos/ Secom PMS
O Habeas Copos, festa que encerra a programação do pré-Carnaval de Salvador, reunirá cerca de 20 atrações no trajeto entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, nesta quarta-feira (11). A folia por lá começará a partir das 19h, com destaque para a banda homônima ao festejo, considerada uma das entidades responsáveis pela preservação da memória dos antigos carnavais.

O grupo é composto por 100 músicos, distribuídos entre instrumentos de sopro e percussão, e tem previsão de adentrar o circuito Sérgio Bezerra, nome de seu criador e que ainda segue à frente da agremiação, por volta das 22h.

Em 2026, o Habeas Copos completa 48 anos de desfile. Tradicionalmente, a banda costuma homenagear artistas e personalidades que, de alguma forma, contribuíram para a promoção, enriquecimento e manutenção das tradições carnavalescas da capital baiana.

Desta vez, foi escolhida uma instituição: o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar), órgão que participa da organização, defesa e fiscalização das entidades que participam da folia em Salvador, reconhecendo toda a cadeia produtiva da festa, a exemplo de artistas, ambulantes, cordões de segurança, produtores, entre outros.

“A intenção dessa ação é prestar homenagem a quem, de alguma forma, contribuiu para reforçar a cultura do Carnaval. Em outras ocasiões, artistas como Bell Marques, Margareth Menezes, Saulo Fernandes e Nelson Rufino foram contemplados. Para esta edição, optamos por homenagear o Comcar pelo trabalho realizado ao longo dos anos em prol da tradição da festa, pois todo esse aparato não seria possível sem essa contribuição”, explica Sérgio Bezerra.

Tendo seu trabalho consolidado, com nome de circuito e a manutenção de uma tradição que remonta a quase cinco décadas de folia, Bezerra demonstra orgulho e satisfação pelo reconhecimento do Carnaval das fanfarras em Salvador.

“Esse reconhecimento das fanfarras – uma tradição que vem dos antigos carnavais de cidades como Veneza, por exemplo – é motivo de muito orgulho. O circuito acústico do Carnaval é uma grande vitória. Sem dúvida, estamos falando de um circuito onde a multidão realmente participa da festa como foliões e não somente como espectadores”, afirma Bezerra.

Para Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o desfile do Habeas Copos é um dos momentos mais simbólicos do pré-Carnaval da cidade. “O Habeas traduz essa Salvador plural, criativa e cheia de memória, que ocupa as ruas com alegria, cultura e identidade. Ver o circuito tomado por fanfarras, blocos de chão e manifestações populares mostra a força do Carnaval de rua e o quanto a cidade abraça essa diversidade de expressões.”

“O pré-Carnaval deste ano é um sucesso absoluto. Tivemos uma programação intensa, bem organizada e com uma resposta muito positiva do público, dos artistas e do setor turístico. Salvador vive um momento vibrante, com ruas cheias, economia aquecida e uma energia que só o nosso Carnaval consegue proporcionar”, acrescentou Edington.

Além do Habeas Copos, estão confirmados no desfile os grupos: 37,5 é Febre, Xupisco, Concentra + Não Sai, Quero Mais, Pinguço, Cachasambeiro, O Caldo, Amigos do Mestre, Bloco da Faixa, O Chuveirão, Hoje Eu Posso, Arqui Loucura, A Barca Tricolor, Mulheres no Comando, Sabidolândia, Saideira, Contaminados pela Pichuinha.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima