IFBA-Campus Salvador seleciona profissionais bolsistas para programa de desenvolvimento de esporte de alto rendimento

Desta quinta-feira (11) até o dia 19 de dezembro, profissionais interessados podem se inscrever no edital 26/2025, do Instituto Federal da Bahia ( IFBA). O objetivo do chamamento público é fazer cadastro reserva de profissionais para execução de atividades relativas ao programa Revelar Talentos, estando o link para inscrição disponível no site oficial do IFBA. A iniciativa atende à política pública desenvolvida pelo Ministério do Esporte em parceria com os estados.

O programa Revelar Talentos visa promover o desenvolvimento do esporte de excelência na Bahia, com foco na fase de especialização e aperfeiçoamento, por meio da implantação de núcleos de treinamento para as modalidades de canoagem, natação em águas abertas e ginástica rítmica. A intenção é qualificar o desempenho esportivo de jovens talentos com potencial, evitando a evasão para outros estados em busca de melhor qualidade de treino e preparação técnica.

As inscrições às vagas do edital são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário específico disponível na página de editais de extensão do IFBA. Os interessados poderão se inscrever para funções, como: coordenação técnica das modalidades desenvolvidas, apoio administrativo, comunicação e marketing digital, técnicos esportivos, preparador físico, nutricionista e monitores técnicos nas áreas de natação em águas abertas, canoagem, ginástica rítmica e musculação.

Parceria – O lançamento do edital é desdobramento do termo de Acordo de Cooperação Técnica assinado em 22 de outubro/2025 entre o IFBA e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, renda e Esporte.

Ao comentar sobre a importância do edital, o diretor de Excelência Esportiva da Sudesb, Uilson de Souza, destacou: “Para nós, da Sudesb, é uma satisfação termos esse edital na rua, pois é uma  demonstração clara de que o programa Revelar Talentos começa a ganhar corpo em nosso estado. É um passo importante para a construção da rede baiana de esportes, que envolve o uso de pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento dos atletas”, afirmou.

As bolsas previstas pelo edital 26/2025 têm duração de até 12 meses, com cargas horárias entre 12 e 30 horas semanais, e valores que variam de R$ 1.200 a R$ 4 mil, conforme a função descrita no anexo do edital. De acordo com o Uilson de Souza, o objetivo da bolsa é garantir a presença de profissionais para apoiar pesquisas e estudos com vistas ao desenvolvimento do esporte de excelência no estado baiano.

Sobre o edital: Para se inscrever aos cargos disponibilizados pelo edital, os candidatos deverão atender aos requisitos mínimos de cada vaga e ter disponibilidade para atuar de forma presencial, híbrida ou remota, conforme o perfil da função.

A seleção será composta por duas etapas: inscrição e entrevista. Serão chamadas para entrevista as cinco primeiras pessoas inscritas, por ordem cronológica, em cada função. A entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, irá avaliar aspectos como competência técnica, comunicação, alinhamento ao programa e competências comportamentais.  O resultado final está previsto para 23 de janeiro de 2026, e o início das atividades para 2 de fevereiro de 2026, de acordo com o cronograma do edital.

Fonte: Ascom/Sudesb

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima