
Com dias mais longos e temperaturas mais elevadas, o período do verão favorece o aumento da ocorrência de incêndios em áreas de vegetação. Isso ocorre porque o calor intensifica a evaporação e reduz a umidade de materiais combustíveis, como árvores, gramíneas, arbustos e folhas secas, facilitando a propagação do fogo.
Ontem (29), um incêndio de médio porte atingiu uma área de vegetação próxima à saída que dá acesso ao município de Barra do Choça, em Vitória da Conquista. A ocorrência mobilizou quatro brigadistas e um carro-pipa para o combate às chamas.
- Brigadistas atuam no combate a incêndio em área de vegetação
- Ana Cláudia
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, a maioria dos incêndios é ocasionada por ações humanas, seja por colocar fogo em lixo, em matagal, uma bituca de cigarro descartada sem apagar e até uma garrafa de vidro jogada no solo pode ocasionar incêndios, especialmente em condições de calor e com a presença de vegetação seca. “As pessoas precisam entender que determinadas atitudes podem gerar prejuízos muito grandes ao meio ambiente, mas isso é um processo, temos feito diversas ações educativas explicando que nós também fazemos parte da natureza e que dependemos dela para sobreviver no planeta, se a gente prejudica o meio ambiente, prejudicamos a todos nós”, disse a secretária.
Ajude a preservar o meio ambiente
A ocorrência de incêndios e queimadas provoca impactos negativos tanto para a população quanto para o meio ambiente. Nessas situações, a fumaça liberada polui o ar e pode provocar ou agravar problemas respiratórios, especialmente entre grupos considerados de risco. No meio ambiente, o fogo causa danos à vegetação, contribui para a degradação do solo e, em alguns casos, leva à morte de animais.
Por isso, ao presenciar focos de incêndio ou queimadas, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atua no monitoramento e no atendimento de incêndios florestais no município.






