Juazeiro divulga programação do “Dezembro Vermelho” com ações de prevenção e testagem

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciou no último sábado (6), durante a programação do evento “Prefeitura Presente”, no bairro Quidé, a campanha “Dezembro Vermelho”, movimento nacional de conscientização e combate ao HIV, à Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação contou com atividades educativas, testagem rápida, distribuição de preservativos, lubrificantes e autotestes, além de aconselhamento especializado.

As ações seguem acontecendo durante todo o mês através do Centro de Informação em IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais (CIDHA) e das Equipes de Saúde da Família, cumprindo o objetivo de reforçar o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à informação, incentivar o diagnóstico precoce e fortalecer a prevenção combinada.

08/12: Atividade em parceria com a SEDES, na Colônia de Pescadores do Angari;

12/12: Ação no Camelódromo, em frente à Farmácia Central;

17/12: Mobilização no Paço Municipal.

Durante todas as ações, serão ofertados testes rápidos, preservativos, lubrificantes, autotestes e orientações sobre prevenção, tratamento e cuidados em saúde.

A Sesau reforça que os serviços de testagem, diagnóstico e acompanhamento funcionam todos os dias no município, CIDHA, localizado no Centro de Saúde III, Avenida Carmela Dutra, s/n, no bairro Angari, de segunda a sexta, das 8h às 16h, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural, de acordo com o horário de funcionamento de cada unidade.

A prevenção combinada é uma das principais estratégias para conter a transmissão do HIV. O município disponibiliza gratuitamente, preservativos em todas as UBSs, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no CIDHA, e Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no CIDHA, UPA, UPED e Maternidade Municipal.

A Sesau destaca que HIV e Aids não são a mesma coisa. O HIV é o vírus, enquanto a Aids é a doença causada pela infecção não tratada. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível manter a carga viral indetectável, garantindo qualidade de vida e impedindo a transmissão.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima