
A celebração dos 200 anos da Polícia Militar da Bahia, criada em 17 de fevereiro de 1825, incluiu a condecoração com a Medalha Liberdade e Cidadania a Aloísio Cerqueira Gusmão, o Cabo Gusmão, que carrega em sua história de serviço militar um ato de coragem e heroísmo: o salvamento de uma criança de aproximadamente 10 anos, que se encontrava presa em fios eletrificados. Ele recebeu a medalha das mãos de estudantes do Colégio Militar e agradeceu emocionado. “Hoje eu não vou nem dormir”, disse, lembrando que sempre foi considerado um policial exemplar e nunca foi punido.
Mas, na tribuna, quem falou em nome do homenageado foi sua filha, Soraia Lima Gusmão. Igualmente emocionada, ela falou de gratidão e orgulho e contou sobre a vinda de Gusmão, ainda jovem, para Feira de Santana, trazendo na mala esperança e coragem. Ela destacou o seu comprometimento com a missão policial e como sempre proporcionou uma vida digna à família. “Como é bom ser filha do Cabo Gusmão”, resumiu Soraia, ao falar sobre o espírito militar mantido mesmo após a aposentadoria. “Que esta homenagem seja um reconhecimento ao dever cumprido”, afirmou.
Também foram homenageados o coronel PM Michel Alexandre Guimarães Muller de Azevedo, o coronel PM Antônio do Nascimento Lopes, a tenente PM Sabrina Aiêxa Teles Messias e o sargento PM reformado Lourival Almeida da Costa. O autor e presidente da sessão, Silvio Dias, recebeu homenagem do coronel Michel Muller. Estiveram presentes representantes das polícias Militar e Civil, da Guarda Municipal e demais autoridades. Participaram da sessão os vereadores Luiz da Feira (PP), Zé Curuca (União Brasil), Pastor Valdemir (PP) e Gean Caverna (Podemos).
Durante a sessão solene, que marcou a noite desta quarta-feira (8), foi exibido um vídeo sobre a atuação da Polícia Militar em vários pontos da Bahia e feita a leitura de uma saudação da Unex, assinada pela reitora Marcly Amorim Pizzani, parabenizando a PM, “uma instituição que inspira pela sua trajetória de compromisso com a segurança pública, a cidadania e a proteção da vida”, conforme destacou o documento, que também reafirmou a parceria e profunda admiração pelo trabalho realizado pela corporação em prol do bem comum.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




