
Os médicos da rede municipal de saúde vão participar, no próximo dia 20, da capacitação em “Atendimento de Urgência e Emergência às Pessoas com Doença Falciforme”. O encontro acontece das 8h às 13h, no auditório da UNEX.
Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Médica, a iniciativa tem como objetivo qualificar, atualizar e padronizar a conduta clínica voltada a pacientes com doença falciforme, contribuindo para a redução de morbidades e da mortalidade associadas à patologia.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a capacitação busca garantir maior segurança ao paciente, mais resolutividade no atendimento e alinhamento com os protocolos atuais de urgência e emergência.
“A participação de cada médico é fundamental para elevar a qualidade da assistência prestada aos nossos usuários”, afirmou.
Devem participar do curso médicos da Atenção Primária à Saúde, da rede de urgência e emergência e dos serviços especializados.
O chefe da Divisão Médica, Aderbal D’Aguiar, destacou a importância desta capacitação: “São pacientes muito vulneráveis, que precisam de atenção e que exigem que os médicos estejam preparados para dar esse atendimento. A preocupação do nosso secretário é de que toda a rede municipal esteja apta a atender um paciente em crise falcêmica”, ressaltou.
O evento contará com profissionais experientes na patologia, que irão ministrar palestras e orientar sobre as condutas adequadas diante de uma crise falciforme.