
Promovendo uma rica troca de experiências, a Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur) realizou uma missão empresarial no estado de Pernambuco, acompanhando sete artesãos do município em um roteiro de imersão e aprendizado ao longo de quatro dias de atividades. A iniciativa percorreu cidades como Recife, Bezerros, Caruaru, Tracunhaém e Olinda, e incluiu visitas a feiras, mercados e espaços reconhecidos como referência no artesanato pernambucano, além da participação em oficinas com mestres artesãos locais.
Participaram da missão técnica, realizada entre os dias 4 e 7 de dezembro, artesãos com diferentes especialidades, incluindo artes plásticas, olaria e cerâmica, acessórios e economia criativa, trançado em palha de ouricuri e pintura. Entre eles: Deo Senna, Kalundewá, Olga Batista, Vânia Neves, Marina Brandão, Adão Lopes e Heloina Nazaré.
Na oportunidade, foi feito um “mergulho” no trabalho realizado em Pernambuco no incentivo ao artesanato, desenvolvimento, comercialização e na valorização das tradições da cultura nordestina. O estado é uma das maiores referências da cultura regional por meio do artesanato, reunindo grandes ícones e mestres ceramistas de reconhecimento internacional.
Durante a missão, os artesãos de Camaçari também participaram de entrevistas com empresas e associações que gerenciam feiras de economia criativa, recebendo orientações e compartilhando conhecimentos sobre boas práticas aplicadas ao setor.
O estado de Pernambuco promove e oferta aos artesãos grandes Centros de Artesanato, espaços que ampliam a possibilidade de comercialização das peças produzidas, criadas a partir de diversos materiais e técnicas, representando uma importante fonte de renda para a economia local.
Missões empresariais são viagens organizadas para levar empresários e representantes setoriais a eventos ou regiões que sejam referência no segmento específico da missão. O objetivo é abrir mercados, conhecer novas tecnologias, atrair investimentos e fechar parcerias estratégicas.
Em 2025, a Setur realizou quatro missões em convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de recursos do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. Sendo duas voltadas ao trade turístico, com empresários de hotelaria, restaurantes e atrativos turísticos do município; uma direcionada ao segmento do turismo rural; e, agora em dezembro, a missão com empresários do artesanato de Camaçari.
Esse aprendizado é fundamental para estimular os artesãos participantes na construção de uma identidade própria para o artesanato do município, fortalecendo a economia local, o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo, a criação de Centros de Artesanato e o crescimento do turismo com produtos genuínos da cidade.
Fonte: Prefeitura de Camaçari



